Sa√ļde AstraZeneca

Entenda o que é trombose com trombocitopenia, efeito raro da vacina da AstraZeneca contra Covid

Por Regional ES

09/05/2024 às 11:05:00 - Atualizado h√°
Foto: reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A farmac√™utica AstraZeneca parou de fabricar a vacina contra a Covid. Em nota, a empresa afirmou que houve um decl√≠nio na procura do imunizante, e por isso não é mais fabricado nem distribu√≠do.

Disse também que foram desenvolvidas m√ļltiplas vacinas contra variantes da doença e que h√° um excedente de vacinas mais atualizadas dispon√≠veis, o que levou a uma diminuição na procura da Vaxzevria (nome do imunizante).

THOMAZINE

Na Europa e no Reino Unido, houve também a retirada do imunizante em circulação devido a um processo relacionando a ocorr√™ncia de efeitos adversos graves da vacina, como a S√≠ndrome de Trombose com Trombocitopenia (TTS, na sigla em ingl√™s). Em 2021, a EMA (ag√™ncia de medicamentos europeia, na sigla em ingl√™s, que regulamenta drogas no continente) identificou pelo menos 142 casos da s√≠ndrome, em um universo de mais de 21 milhões de doses aplicadas.

No Brasil, a vacina não é mais usada pelo Ministério da Sa√ļde como reforço contra a Covid desde o in√≠cio do ano passado.

A s√≠ndrome ocorre pela formação de co√°gulos no sangue junto a uma quantidade muito baixa de plaquetas, células que atuam na coagulação sangu√≠nea. Se não tratada e identificada rapidamente, ela pode ter consequ√™ncias potencialmente mortais.

CRICARE

Esses eventos tromboembólicos extremamente raros podem levar à trombose venosa no seio cavernoso cerebral (CVST, na sigla em ingl√™s) e também à trombose venosa esplâncnica, que envolve veias abdominais, os dois possivelmente fatais.

Um dos poss√≠veis mecanismos por tr√°s dos eventos adversos foi batizado de trombocitopenia imune induzida por vacina (na sigla em ingl√™s, VIIT) e é similar a outro fenômeno j√° descrito chamado trombocitopenia induzida por heparina (na sigla em ingl√™s, HIT).

A heparina é um anticoagulante de origem animal que gera resposta imune e, em algumas pessoas, ela pode causar uma reação imunológica cruzada. Essa reação cruzada simula o que seria a trombocitopenia induzida por vacina, que causa queda de plaquetas e trombose.


Para entender melhor o que desencadearia essa reação, é preciso pensar no sistema imunológico como um sistema com reações em cadeia que ativam células de defesa para atacar o corpo estranho. O alvo do sistema imune, no caso, são as próprias células do corpo.

A heparina provoca um mecanismo similar, com anticorpos atacando as plaquetas do próprio corpo, o que causa a queda de plaquetas, mas também a ativação das mesmas, levando à formação de co√°gulos.

A própria Covid-19 é uma doença trombog√™nica, com a incid√™ncia de 165 mil casos a cada um milhão de pessoas. Outros medicamentos também apresentam a trombose como um poss√≠vel efeito colateral, como os tratamentos hormonais ?tanto para reposição hormonal na menopausa como à base de testosterona, para homens?, drogas contra câncer de mama hormonal positivo (abemaciclibe) e anticoagulantes.

No in√≠cio do m√™s, a circulação de informações sobre documentos judiciais em que a farmac√™utica teria reportado um efeito colateral muito raro causado pela vacina levou o Ministério da Sa√ļde brasileiro a divulgar um comunicado sobre a segurança do imunizante. Segundo o ministério, grupos e p√°ginas antivacina espalharam conte√ļdos enganosos sobre o ocorrido.

Fonte: Es Hoje
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES