Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

Síndrome do olho seco é mais comum no inverno; saiba mais


Foto: Divulgação

Com a chegada do inverno, aumenta a incidência de doenças respiratórias. Porém, uma complicação frequentemente negligenciada nesta época é a síndrome do olho seco. Se não tratada adequadamente, essa condição pode evoluir para problemas oculares mais graves.

A diminuição da temperatura e da umidade do ar são os principais responsáveis pelo ressecamento ocular nesta estação. "Com o ar mais seco, há uma tendência a alterações na qualidade ou quantidade de lágrimas, o que pode tornar os olhos mais suscetíveis a doenças", destaca a médica oftalmologista do Hospital de Olhos Marília Reis.

A lágrima, junto de algumas glândulas de gordura em volta dos cílios, é responsável pela proteção dos olhos, pois ajuda a mantê-los limpos e livres de agentes bacterianos ou virais.

"Ela é feita de água, muco e várias proteínas. Além disso, contém eletrólitos, gorduras, mucinas e enzimas que contribuem para remover as impurezas dos olhos, garantindo sua proteção." explica a especialista.

Por isso, os danos à superfície ocular podem ser maiores. "O olho seco aumenta o risco de infecções oculares, inflamações e até mesmo cicatrizes na córnea, se não tratado da maneira adequada com o uso de colírios prescritos por um médico", enfatiza a oftalmologista.

Sintomas

Sensação de ardência
Coceira
Vermelhidão
Sensibilidade à luz
Visão embaçada.

A médica alerta que apenas um exame é capaz de diferenciar se os sintomas são em decorrência da Síndrome do Olho Seco ou de outras condições oculares, como alergias, conjuntivite ou problemas refrativos. "Por isso, é fundamental não se automedicar e sempre procurar um especialista para diagnosticar corretamente o problema", completa.

Medidas preventivas

A médica destaca que beber bastante água pode ajudar a evitar os olhos secos. "Como há uma evaporação mais rápida das lágrimas é importante que a reposição de água em nosso organismo seja frequente".

Além disso, ela recomenda lavar bem as mãos antes de tocar nos olhos. "Como os olhos secos estão mais suscetíveis às infecções, precisamos ter um cuidado redobrado."

ES Hoje

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!