Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

São Mateus

Incra entrega 46 títulos provisórios para famílias assentadas no ES


Famílias contempladas vivem no assentamento Zumbi dos Palmares, no município de São Mateus. Foto: Incra/ES

O Incra no Espírito Santo (Incra/ES) entregou 46 Contratos de Concessão de Uso (CCU) para famílias do assentamento Zumbi dos Palmares, localizado no município de São Mateus. O ato foi realizado na sexta-feira (14), com a presença da superintendente da regional capixaba da autarquia, Penha Lopes, e do diretor substituto de Desenvolvimento e Consolidação do Incra, André Bomfim. Em 2024, já foram emitidos 213 documentos do tipo em 34 assentamentos do estado. No ano passado, houve a entrega de outros 289, abrangendo 50 áreas de reforma agrária espírito-santenses.

Além da entrega de Contratos de Concessão de Uso, os representantes do Incra conheceram dois imóveis rurais que o instituto recebeu da Justiça Federal no final de maio, localizados em Muniz Freire e São José do Calçado. As áreas vão ser incorporadas ao Programa Nacional de Reforma Agrária e devem receber 23 famílias de trabalhadores rurais.

A agenda incluiu, ainda, uma palestra sobre reforma agrária na Câmara Municipal de Muniz Freire, ocorrida na quinta-feira (13). Estavam presentes gestores do Incra/ES e da sede, em Brasília. Houve, também, a participação de famílias assentadas e representantes de entidades e instituições diversas da região do Sul do Espírito Santo.

importância

O encontro contou com aproximadamente 60 pessoas e foi realizado a pedido do sindicato dos trabalhadores rurais de Muniz Freire e das lideranças políticas locais. Os representantes do Incra apresentaram as ações institucionais desenvolvidas no estado, demonstrando a importância dos assentamentos à economia local.

Na ocasião, os gestores do Incra apresentaram cenários, perspectivas e desafios relativos à reforma agrária. Conforme Bomfim, "a reunião foi fundamental para esclarecer sobre um tema de grande relevância que é a reforma agrária. Apresentamos as ações que o governo federal vem desempenhando tanto no Espírito Santo como no Brasil, prestando esclarecimentos acerca dos procedimentos anteriores e posteriores ao assentamento das famílias."

"Esses momentos são únicos, à medida que ocupamos um espaço de fala para demonstrar à sociedade o trabalho realizado por nossa instituição e a importância da reforma agrária ao projeto de construção de um país mais justo e socialmente igualitário", destacou a superintendente do Incra/ES, Penha Lopes.




Conexão Safra

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!