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Nova Venécia ES

Escola em Tempo Integral do campo realiza viagem pedagógica a pontos turísticos de Nova Venécia


Foto: Reprodução

Na última sexta-feira, 26, a EMEIEFTI São Luiz Rei, unidade de ensino em Tempo Integral localizada no campo, na comunidade de mesmo nome, realizou uma visita pedagógica a pontos turísticos de Nova Venécia.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, as professoras e as crianças do 1º período da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental realizaram estudos dos patrimônios culturais do município: a escadaria Jamilli Daher Rocha e a Igreja Matriz de São Marcos; estiveram também na Área de Preservação Ambiental (APA) da Pedra do Elefante, patrimônio natural, no espaço onde se encontra a árvore Gameleira e na represa Pionte.

A Igreja Matriz de São Marcos foi o primeiro local visitado, em seguida, as crianças puderam observar toda a arquitetura da escadaria Jamilli Daher Rocha, de 1957, a Igreja Matriz, que conta com a escultura de bronze do Leão de São Marcos, de 1924, e os vitrais que chegaram por aqui por volta da década de 60.

A parada seguinte foi na Serra de Baixo, onde puderam conhecer a árvore da Gameleira e os 365 degraus de uma longa escadaria, que leva à capela construída no alto de uma pedra, de onde se avista resquícios do que sobrou de Mata Atlântica na região.

Já na represa Pionte, zona rural do município, os estudantes apreciaram as belezas naturais e as diversas atividades econômicas desenvolvidas na localidade. Na oportunidade, a professora Damaris Vasconcellos Tesch destacou o empreendedorismo com foco no agroturismo, na plantação de eucalipto, a serraria com produção de móveis rústicos, a produção de café, cana de açúcar e açaí e também a criação de gado.

Segundo a equipe escolar, este é o momento do planejamento em que se estuda sobre o município de Nova Venécia nos campos de experiência e nos componentes curriculares de geografia e história. Como a escola é em tempo integral, ela conta também com o Projeto Integrador e o empreendedorismo, e para consolidar as habilidades é preciso fortalecer o conteúdo com vivências e experiências. "As aulas práticas são muito importantes para o enriquecimento da aprendizagem", afirmou uma das professoras.


A atividade aconteceu com recursos do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), do qual o município de Nova Venécia é parceiro.

Projeto Integrador

É um componente curricular da parte diversificada do currículo da Educação em Tempo Integral do Espírito Santo, pensado para a etapa do ensino fundamental anos iniciais. Sua proposta pedagógica objetiva desenvolver a participação ativa e qualificada dos estudantes na construção coletiva de projetos disciplinares, que resultem na entrega de produto(s) pedagógico(s) à comunidade escolar.

Empreendedorismo

Empreendedorismo é a habilidade de desenvolver soluções inovadoras a partir da identificação de problemas e oportunidades. O componente empreendedorismo, dentro da sala de aula, vai multiplicar os conhecimentos dos estudantes e despertá-los para a capacidade de colocar uma ação em prática, transformando uma ideia em uma nova solução.




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Ascom | PMNV

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