Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Espirito Santo

Familiares de pessoas desaparecidas podem realizar DNA gratuito no ES


Familiares de pessoas desaparecidas podem realizar DNA gratuito no ES

Começou nesta segunda-feira (26) a Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas. A ação vai até a próxima sexta-feira (30). Todos aqueles que estão à procura de entes queridos podem participar. O mutirão vai acontecer em três fases, sendo a primeira a coleta do material de DNA. No Espírito Santo são quatro pontos de recolha.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, a mobilização é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação é para as pessoas que desejam encontrar seus familiares e também precisam resolver casos.

A Sesp informa ainda que, para participar, é necessário levar um boletim de ocorrência com as informações. Não há tempo limite. As pessoas que desejam encontrar seus entes queridos desaparecidos a semanas ou anos, podem participar. Esse foi o caso da Sheila Aguiar, que participou da mobilização anterior. Ela procurou a mãe por 13 anos até realizar a coleta.

"Nós tínhamos muita esperança na campanha, porque nós vimos a qualidade do material, a tecnologia. Nós vimos que era um banco de dados. Participar dessa mobilização foi a nossa resposta", disse.

Segundo a Sesp, em 2023, 70 mil pessoas desapareceram no Brasil. Pessoas que foram para escola e não voltaram, que saíram do trabalho ou da casa de um amigo e não foram mais vistos.


Mobilização em três fases

A Mobilização tem três fases. A primeira é a que acontece de forma gratuita e indolor. Para participar, basta comparecer a um dos pontos portando documento de identificação e informações do boletim de ocorrência do desaparecimento.

O material genético será utilizado exclusivamente para a identificação de pessoas.
A secretaria destaca ainda que quem já doou, não precisa doar novamente. Além disso, quanto mais próximo for o grau de parentesco melhor e número de parentes participando da coleta, melhor.

A segunda etapa se trata de colher DNA e impressões digitais de pessoas vivas que estão em tratamentos em hospitais ou residindo em abrigos e casas de repouso.

Já a terceira fase é a de pesquisa de impressões digitais de pessoas falecidas e não identificadas.

Pontos de coleta

Os pontos de coleta no estado serão nos municípios de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares. Confira:

Vitória Assembleia Legislativa de Espírito Santo ALES (Auditório Hermógenes Lima Fonseca): Endereço: Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá, Vitória – ES. E-mail: laboratorio.dna@pci.es.gov.br Telefone: (27) 3198-6073 / 3225-8260 (somente whatsapp)


Cachoeiro de Itapemirim Sede da Perícia Criminal (Polícia Científica) Endereço: Rua Mário Romaneli, 10, Bairro Gilberto Machado, Cachoeiro de Itapemirim-ES E-mail: criminalistica.cachoeiro@pci.es.gov.br Contato: (28) 3526-1740

Colatina Serviço Médico Legal (SML) Endereço: Rua Jordana Sara da Silva, 601, José de Anchieta, Colatina/ES. E-mail: medicinalegal.colatina@pci.es.gov.br Contato: (27) 3198-8127

Linhares Serviço Médico Legal (SML) Endereço: Av. São Mateus, 640, Aviso, Linhares-ES E-mail: medicinalegal.linhares@pci.es.gov.br Contato: (27) 3198-8172

Es Hoje

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!