Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Nova Venécia ES

EMEF Dr. Adalton Santos vence edital e vai receber R$ 20 mil para mostra científica


Foto: Reprodução / A diretora escolar, Edna Chisté, ladeada pela equipe executora do projeto de feiras de ciências vencedor de 2024 com nota 9,78 no edital do CNPq

Na segunda-feira, 02, a EMEF Dr. Adalton Santos foi informada, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que o projeto submetido pela escola foi selecionado para o recebimento de recursos no valor de R$ 20 mil, os quais possibilitam a realização da 3ª Mostra Científica Veneciana, cujo tema de 2024 é Biomas do Brasil diversidade, saberes e tecnologias sociais.

A diretora da escola e também professora com formação em ciências biológicas, Edna Aparecida Vasconcellos Chisté, é a autora do projeto, realizado com apoio da técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo Programa de Formação Continuada, Eglieni Trevezani.

Edna comemorou muito a conquista da escola. "Participar de uma mostra científica é uma experiência enriquecedora e transformadora; todos da EMEF Dr. Adalton Santos estão radiantes. Além de ser uma oportunidade para os alunos compartilharem conhecimentos e descobertas, também será um momento para se conectar com pessoas que têm interesses semelhantes e estão igualmente comprometidas com a busca pelo saber. O processo de desenvolver e expor um trabalho científico ajuda a aprimorar diversas habilidades, como o pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas e a comunicação. Será um incentivo para os estudantes continuarem se aprimorando e se dedicando ainda mais à área científica", celebrou a gestora.

O CNPq visa apoiar eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência - presenciais ou híbridos - presenciais e virtuais (on-line), gratuitos e abertos à comunidade - que ocorrerão durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2024 - e que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Brasil.

A 3ª Mostra Científica Veneciana, com culminância prevista para novembro, propõe o desenvolvimento de atividades que incluem exposição de projetos de iniciação científica, apresentações culturais e um espaço de interação com atividades lúdicas e educativas, adotando uma abordagem interdisciplinar, integrando ciências, humanidades e linguagens.


Em edições anteriores, a Mostra contou com grande participação. Em 2022, a EMEF Veneciano recebeu cerca de 2 mil visitantes, com 67 projetos apresentados e 46 alunos premiados; em 2023, a EMEF São Cristóvão apresentou 08 projetos com 28 alunos premiados, e em 2024, a EMEF Dr. Adalton Santos atenderá 531 estudantes.

Com um histórico de três mostras consecutivas bem sucedidas, Nova Venécia agora figura entre os municípios presentes no ecossistema de feiras de ciências em âmbito estadual, como é possível conferir no cronograma apresentado pelo professor de química do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus São Mateus, Thiago Rafalski Maduro, também coordenador Geral da Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc) e coordenador da Mostra Nacional de Feiras de Ciências:

- 9/10 - FeCRI, em São Mateus-ES

- 11/10 - FECCIMA - Feira Cultural e Científica de Mantenópolis, em Mantenópolis-ES

- 13/11 - FECIAG - Feira de Astronomia e Ciência de Guarapari, em Guarapari-ES

- 5/11 - Mostra Científica Veneciana, em Nova Venécia-ES

- 22/10 - JACITEC, em Cachoeiro de Itapemirin-ES

- 25/10 - FECISC, em Piúma-ES

- 27/11 - Fecinc - Feira de Ciências e Inovação Capixaba, em Serra-ES.


Foto: Reprodução


Foto: Reprodução


Foto: Reprodução






Ascom | PMNV

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!