Na última segunda-feira (16), a coordenadora no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia (Seme) e também a coordenadora Municipal do Pacto pela Alfabetização no Espírito Santo (Paes) participou do Seminário Estadual da Avaliação da Fluência em Leitura do Espírito Santo 2024: Evidências, Perspectivas e Proposições, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - CAEd/UFJF.
O encontro, que contou com a abertura feita pelo secretário de Estado da Educação, Vitor Amorim de Ângelo, proporcionou aos presentes mesas-redondas nas quais se discutiu sobre Perspectivas - A Avaliação da Fluência em Leitura sob diferentes olhares e Reflexões - Análise de resultados e orientações para intervenções pedagógicas
Estiveram presentes as coordenações estaduais, compostas por gestores e técnicos da Sedu Central equipes da GEA, da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental - GEIEF -, da Gerência do Regime de Colaboração com os Municípios - GERCO -, Coordenações Regionais e as Coordenações Municipais da avaliação.
O seminário teve como objetivo promover a apropriação da metodologia e dos resultados da Avaliação da Fluência em Leitura 2024, com o intuito de refletir e propor caminhos para intervenções pedagógicas, considerando o panorama e os contextos da avaliação.
Na ocasião, o município de Nova Venécia comemorou o anúncio dos resultados. Os dados mostram um aumento de 14% no número de crianças fluentes em leitura em relação ao mesmo teste realizado em 2023. O município tem 41% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental no nível iniciante e 38% de fluentes, totalizando 79% dos alunos no nível ideal de leitura.
Outro dado relevante é o aumento na participação na avaliação para 99% neste ano, demonstra o apoio das famílias e a eficiência das ferramentas adotadas pelas escolas e pela Seme para garantir a frequência escolar. quantidade de estudantes no nível leitor iniciante caiu 11%, significando que estas crianças evoluíram avançando em seu status leitor.
Para a coordenadora Municipal do Paes, Maria da Penha Pansieri, os resultados demonstram que ocorreu um significativo aumento na quantidade de crianças leitoras, isso mostra o comprometimento de todos os envolvidos neste processo, principalmente, dos professores. "A partir dos dados, já estamos planejando as próximas estratégias para avançarmos ainda mais, pois nosso objetivo é que todos estejam num nível de leitura satisfatório. Ser leitor na idade certa muda toda uma trajetória estudantil", afirma.