Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Feriado nacional

Se você trabalhar na próxima quarta-feira, irá receber em dobro. Entenda!

Novo feriado nacional ainda traz dúvidas relacionadas aos direitos trabalhistas


20 de novembro é feriado do Dia da Consciência Negra. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A próxima quarta-feira (20) é marcada pelo Dia da Consciência Negra em todo o país. Até o último ano, o feriado era adotado em apenas alguns estados, mas em dezembro do último ano, o presidente Lula sancionou a lei que decreta que a data seja feriado nacional.

[banner_de_paragrafo_2]

Com isso, surgem várias perguntas para quem irá trabalhar no dia 20 de novembro, principalmente por ser um feriado que ainda gera dúvidas na população. Por conta disso, a advogada especialista em direito trabalhista Edilamara Rangel, explica como funciona para quem terá de trabalhar nesta quarta.

[banner_de_paragrafo_1]

Para os trabalhadores

O chefe pode obrigar a trabalhar no feriado?
A lei estabelece atividades que o empregador pode exigir em como setores de indústria, transporte, comunicações essenciais serviços de saúde e atividades de segurança. O empregador pode solicitar que o empregado trabalhe quando estiver na convenção coletiva.

Quais são os direitos em relação a remuneração?
Pagamento de remuneração em dobro ou compensação em folga em outro dia. Se a opção for pelo pagamento, caso uma pessoa receba R$ 15 reais por hora, ao trabalhar no feriado, ela deverá R$ 30. A definição em relação a ser remuneração ou folga é feita pelo empregador.

Se faltar no feriado, pode ser demitido por justa causa?
Depende. A ausência injustificada ao trabalho pode ser caracterizada como uma insubordinação a uma ordem do empregador. De regra, não se aplica a justa causa porque existem outras medidas a serem aplicadas. A justa causa só é aplicada se houver repetição da falta e impacto na empresa.

Caso seja um trabalhador temporário, as regras são aplicadas da mesma maneira?
As regras são as mesmas para os trabalhadores temporários.

Por que é feriado?

O Dia da Consciência Negra foi instituído em 2003 e, em 2011, reconhecido oficialmente. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência contra a escravidão.

A medida visa fortalecer a reflexão sobre a importância e as contribuições da população negra para a formação da sociedade brasileira, além de trazer uma reflexão sobre a desigualdade racial.

ES 360

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!