Motorista trafegava pela avenida Mauro Miranda Madureira, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado.
Mais de dez "andares" de caixas de madeira. Uma torre empilhada na carroceira de uma caminhonete chamou a atenção no trânsito da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, na tarde desta quinta-feira (27). O motorista que dirigia o veículo não foi identificado e não houve registro de acidente, no entanto, a prática infringe diversas determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Assista o vídeo: "Torre" de caixas em carroceria de caminhonete chama a atenção em Cachoeiro de Itapemirim
Em vídeo que circula pelas redes sociais é possível ver que o veículo trafegava devagar com as luzes do pisca-alerta acesas. O motorista chega a passar por um quebra–molas, mas a torre se mantém na carroceria.
O flagrante foi feito na avenida Mauro Miranda Madureira, na altura do bairro Teixeira Leite.
Segundo o representante do Observatório Nacional de Segurança Viária do Espírito Santo, Anthony Moraes Costa, é possível observar uma série de infrações no vídeo, como transporte de carga com dimensões superiores aos limites permitidos legalmente, sendo considerada uma infração grave.
"As dimensões autorizadas pelo Contran para veículos desse tipo são de 2,6m de largura e 4,40m de altura. As penalidades aplicadas para essas infrações de trânsito variam entre multa, que pode ter acréscimos a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso apurado, até a retenção do veículo para regularização", disse.
"Quando não há prejuízo causado por essas irregularidades, o veículo só pode seguir viagem após descarregar o peso ou altura excedentes", completou.
Embora a cena da torre de caixas seja preocupante e chame a atenção, os demais motoristas precisam ficar atentos para o fato de que filmar utilizando o celular durante a condução do veículo é uma infração de natureza gravíssima, com soma de sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 293,47.
"Essa prática representa um dos principais fatores de risco nas estradas em todo mundo, chegando a aumentar em quatro vezes as chances de se envolver em algum sinistro de trânsito. Ou seja, no intuito de demonstrar uma conduta inadequada e arriscada, comete-se outra tão arriscada quanto", alertou Anthony.