No último sábado (29), 523 cirurgias eletivas foram realizadas em dez hospitais estaduais e cinco unidades hospitalares da rede contratualizada do Sistema Único de Saúde (SUS), com pacientes de todo o Espírito Santo. A ação é do Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES) da Secretaria da Saúde (Sesa).
Os procedimentos realizados no Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu; na Unidade Integrada de Jeronimo Monteiro (UIJM), em Jerônimo Monteiro; no Hospital Estadual São José do Calçado (HSJC), São José de Calçado; no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV), no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória; no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha; Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória; Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha; e Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HDDS), na Serra.
Já na rede contratualizada aconteceram no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), em Vitória, no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), na Maternidade Municipal de Cariacica (MMC), no Hospital Rio Doce, em Linhares, e no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), em Guarapari.
A Sesa alerta para que os pacientes do Espírito Santo que aguardam por cirurgias, consultas e exames, que mantenham seu contato atualizado nas unidades básicas de saúde. É por meio desse cadastro que é feito o acionamento para a realização das cirurgias.