Polícia 236 quilos de drogas

Remédios de uso controlado são apreendidos durante ação contra narcotráfico no ES

Por Regional ES

08/04/2025 às 04:07:00 - Atualizado há
Foto: Reprodução / PCES

Três pessoas foram presas e mais de 236 quilos de drogas foram apreendidos durante uma operação que ocorreu entre os dias 15 e 30 de março em todo o Espírito Santo. Além das prisões em flagrante e cumprimento de mandado de prisão, remédios de uso controlado também foram apreendidos, segundo a Polícia Civil (PCES).

BONOMO ENERGIA SOLAR

De acordo com o chefe do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), delegado Tarcisio Otoni, a ação faz parte da Operação Nacional Nárke III, coordenada pela Diretoria de Operações de Inteligência (Diopi) da Secretaria de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A Polícia Civil destacou que durante a ação foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, além da detenção de três suspeitos e apreensão de 230kg de maconha, 4kg de crack, 2,4 kg de cocaína e vasto material utilizado para o embalo de drogas.


"A localização da maconha foi realizada em três pontos diferentes, sendo 192 quilos localizados em um galpão, dentro de vigas, no bairro Cariacica Sede, em Cariacica, mais 32 quilos em uma mala, no bairro Jardim Marilândia, em Vila Velha, além de sete quilos com um suspeito preso em Cachoeiro de Itapemirim", disse.

Remédios de uso controlado são apreendidos durante ação contra narcotráfico no ES
Divulgação/PCES

Segundo o delegado, a droga encontrada em vigas metálicas estava em um galpão que foi alugado pelos criminosos. "Quando realizamos a apreensão, era noite e nenhum suspeito foi localizado. Esse galpão é alugado pelo proprietário para vários fins. Desta vez, os suspeitos usaram para esconder entorpecentes, mas as investigações vão continuar para identificação e localização dos envolvidos".

Prisões

Tarcisio Otoni conta que a primeira prisão foi de um suspeito de 40 anos, no bairro Planalto, em Vila Velha. Com ele a polícia encontrou 7 quilos de maconha, além de 2,5 kg de cocaína. O homem foi preso em flagrante e já possui passagem por tráfico de drogas e roubo.

.

A segunda prisão, também em flagrante, aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, quando o suspeito de 34 anos, foi localizado em um veículo passando pela rodovia. "Ele saiu de Minas Gerais com destino ao Espírito Santo. O propósito era trazer as drogas. A equipe do Denarc recebeu informações relacionadas a esse suspeito e saiu de Vitória para encontrá-lo, quando ele foi alcançado no Sul do Estado. Ele estava transportando 4kg de crack, 2,4 kg de cocaína e vasto material utilizado para o embalo de drogas", explicou.

Remédios de uso controlado são apreendidos durante ação contra narcotráfico no ES
Divulgação/PCES

O delegado frisou que o número de apreensão do crack pode parecer pequeno, mas a droga é multiplicada quando vai para às ruas. "Um quilo de crack equivale a quatro mil pedras quando revertemos para a venda a varejo. A apreensão de quatro quilos dessa droga representa 16 mil pedras retiradas das ruas", afirmou.


O suspeito preso já possui passagem por violência doméstica.

Já a última prisão não se trata de flagrante, mas de cumprimento de mandado de prisão por homicídio a um suspeito de 31 anos. "O crime aconteceu em Anchieta e está sob sigilo. O cumprimento do mandado aconteceu no bairro Parque das Gaivotas, na Serra", relatou o delegado.

Apreensão de remédios controlados

O chefe do Denarc completou ainda que, além das drogas, a polícia apreendeu pelo menos 14 caixas de remédio tarja preta – controlados – e vendidos somente com prescrição médica e em farmácias.

"Essa apreensão aconteceu no bairro Redenção, em Vitória. O suspeito, um homem de 39 anos fazia a venda ilegal desses produtos pela internet. Os medicamentos encontrados tratam-se de zolpidem, clonazepam, entre outros", disse.

Tarcisio Otoni reforça que, este ano, a equipe focou também na venda ilegal dos medicamentos, além dos entorpecentes. "Nosso departamento recebeu as informações e trabalhamos em cima disso por 60 dias até conseguirmos um mandado judicial de busca e apreensão. Esse tempo é necessário para identificar as pessoas, coletar materialidade do crime e fazer apreensão dos medicamentos".

Remédios de uso controlado são apreendidos durante ação contra narcotráfico no ES
Divulgação/PCES

O delegado esclareceu ainda que o crime não tem relação com o tráfico de drogas, mas tem atribuição do narcótico. "O uso desses medicamentos feito de forma incorreta e sem receita e acompanhamento médico, causa tantos danos quanto drogas", comentou.

Ainda de acordo com o delegado, os remédios estavam em posse de um homem de 39 anos. "As investigações continuam e ele pode pegar de 10 a 15 anos de prisão", finalizou.

Fonte: ES Hoje
Comunicar erro
Regional ES

© 2025 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES