Contra Jairo havia um mandado de prisão em aberto por porte ilegal de arma de fogo, emitido em fevereiro de 2023. Ele morreu ainda dentro do automóvel. Já Gabriel chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), mas não resistiu e morreu após dar entrada no Pronto Atendimento do município.
Ao chegar ao local da ocorrência, a equipe da Polícia Militar (PM) se deparou com o carro, um Chevrolet Onix, batido em um poste. Além das vítimas, foram encontrados dentro do veículo um revólver calibre .38, 33 munições, maconha, cocaína, cerca de R$ 2 mil em dinheiro e remédios.
Os corpos foram encaminhados à Seção Regional de Medicina Legal (SML), da Polícia Científica, em Linhares, para serem necropsiados e, posteriormente, liberados para os familiares.
A PM disse que fez o trajeto pelas ruas por onde as vítimas haviam passado. No caminho, os policiais encontraram um pacote de maconha, cinco papelotes de cocaína e um celular sujo de sangue, que estavam embaixo de um carro. Conforme relatos de testemunhas, um dos indivíduos no veículo havia dispensado os objetos no local. Todo o material foi entregue para a perícia da Polícia Científica.