Economia Preços ao Consumidor

Inflação desacelera pelo 3º mês seguido e fica em 0,26% em maio

Resultado da inflação no mês foi influenciado, principalmente, pelos preços da energia elétrica residencial, devido à mudança na bandeira tarifária. IPCA ficou em 5,32% nos últimos 12 meses

Por Regional ES

10/06/2025 às 10:22:27 - Atualizado há
Aumento da energia por causa da mudança de bandeira tarifária pesou no resultado da inflação de maio. Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou seja, a inflação oficial do país, teve uma alta de 0,26% em maio, ante um avanço de 0,43% em abril. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 10.

BONOMO ENERGIA SOLAR

O resultado mensal da inflação foi influenciado, principalmente, pelo avanço no grupo Habitação. Isso após aumento nos preços da energia elétrica residencial, que passou de -0,08% em abril para 3,62% em maio, devido à mudança na bandeira tarifária.

Os preços de Alimentação e bebidas aumentaram 0,17% em maio, após alta de 0,82% em abril. O grupo deu uma contribuição positiva de 0,04 ponto percentual para a inflação.

Entre os componentes do grupo, a inflação de alimentação no domicílio teve alta de 0,02% em maio, após ter avançado 0,83% no mês anterior. A alimentação fora do domicílio subiu 0,58%, ante alta de 0,80% em abril.

O Estadão/Broadcast calcula o impacto de cada grupo no IPCA com base na variação mensal e no peso mensal disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). O resultado da inflação pode ter divergências pontuais com o impacto divulgado pelo IBGE, que considera mais casas decimais do que as disponibilizadas publicamente na taxa de cada item.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2025 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES