TRABALHADOR

Árbitro internacional de karate ministra curso em Jaguaré

Por Regional ES em 13/05/2022 às 16:21:31

O sensei Celso Rodrigues, 8º dan de karate e árbitro da WKF - Federação Mundial de Karate, estará em Jaguaré amanhã e no domingo, 14 e 15, para ministrar o Curso de Arbitragem e Aprimoramento Técnico. O curso é realizado pela Askaje – Associação de Karate de Jaguaré e é destinado a todos os membros de associações e clubes do Estado filiados à FEK – Federação Estadual de Karate.

CRICARE

Celso Rodrigues também é diretor de arbitragem da CBK - Confederação Brasileira de Karate e membro da Comissão de Arbitragem Panamericana Karate Federation. O sensei vai oferecer conhecimentos teóricos e práticos aos alunos. O curso será realizado no sábado e no domingo, no auditório da Prefeitura de Jaguaré e no ginásio de esportes Paschoal Brioschi, anexo à Prefeitura.

Equilíbrio físico e mental

O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, 5º dan em karate destaca a importância para o município receber uma personalidade importante da modalidade, que oferece benefícios para corpo e mente.

"É com muita satisfação que recebemos o professor sensei Celso Rodrigues, uma pessoa que tem seu nome gravado na história do karate em nível mundial! Da nossa parte incentivamos com muita satisfação a prática e o aprendizado desse esporte que é um divisor de águas para todas as pessoas oferecendo melhor preparação física e equilíbrio mental. O karate tem a condição de fazer mudanças em quem se dedica a esse esporte, que também é uma arte que permite o desenvolvimento da disciplina, mantendo o foco e aprimoramento do caráter", esclarece o prefeito.

Para o curso com Celso rodrigues, são esperados profissionais de vários municípios do Estado. O sensei já foi responsável técnico pelos cursos de arbitragem no Espírito Santo e participou inúmeras vezes da formação dos árbitros no Estado. Os alunos acima de 14 anos de idade da Askaje, além de alunos da escolinha da Secretaria de Esportes do Município também vão participar do curso.

Programação

O curso será dividido em aulas teóricas e práticas. No sábado, 14, as aulas teóricas serão realizadas no auditório da Prefeitura, entre 8h30 e 11h. Na parte da tarde, entre 13h30 e 14h30, será realizada prática de arbitragem no ginásio Paschoal Brioschi. No domingo, a programação terá início às 8h30 e terminará às 11h com atividades práticas de Kata (luta imaginária) e Kumite (combate).

Conheça mais o karate

Corpo, mente e espírito saudáveis estão na base da filosofia do karate. Com foco no desenvolvimento pessoal e na vida saudável, chegou ao Brasil em 1908 com os imigrantes japoneses. Inspirado em uma luta chinesa, essa arte marcial conquistou os brasileiros e a técnica se desenvolveu e ganhou inúmeros adeptos.

O karate pode ser praticado de diversas maneiras, como arte, autodefesa ou esporte, dependendo do estilo, podem ser ensinados as manobras de lançamentos, bloqueios de articulações e golpes em partes vitais. Todos os golpes são sempre realizados com movimentos precisos e harmônicos – por isso é também arte e não somente luta. As principais modalidades são:

Kumite

Em tradução livre, a palavra Kumite significa "encontro de mãos" e faz parte das modalidades modernas das artes marciais, sendo um componente de competição, ou seja, a luta propriamente dita. Há três tipos de prática com luta:

Jyu Kumite – Que é o combate livre com controle;

ShiaiKumite – Que é o combate semilivre voltado para competições e com extremo controle dos ataques;

Kihon Kumite – Que é o combate combinado entre os tipos anteriores.

Kata

No Kata, os alunos aprendem a arte do karate de forma aprofundada e, ao mesmo tempo, a experiência da luta, com sequências de técnicas de defesa e de ataque. Cada faceta do treinamento do Kata possui um elemento psicológico, além do treinamento físico, preparando o carateca para o combate real.

As faixas

Faixa Branca (Shiro Obi) – Sem graduação (Mu Kyu)

Essa é a cor do desprendimento. O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e, assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, fazê-lo brotar através da fricção do treino árduo.

A Faixa Amarela (Kiiro Obi) – 6º Kyu (Rokku Kyu)

Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém-nascido no karate, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar à maturidade que corresponde a faixa preta.

A Faixa Vermelha (Aka Obi) – 5º Kyu (Go Kyu)

A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inéditos. Essa é a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. É a cor mais quente, ativa e estimulante. Ainda é uma cor primária que não pode ser formada pela mistura de outras cores, mostrando assim, que o praticante ainda deverá manter-se puro e fiel ao estilo de karate que elegeu.

A Faixa Laranja (Daidaiiro obi) – 4º Kyu (Yon Kyu)

Esta cor é a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento dos graus anteriores deve estar contido nesta graduação e trazendo as qualidades dessas duas cores. Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude.

A Faixa Verde (Midori Obi) – 3º Kyu (Sankyu)

O verde é uma cor que representa esperança e fé. É a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e equilíbrio. Essa cor, que nos chega depois das cores quentes iniciais, nos dá a impressão de que chegamos a um oásis, depois de atravessar um árduo deserto, mas devemos saber que ainda há mais deserto a vencer.

A Faixa Roxa ou Violeta (Murasaki Obi) – 2º Kyu (Nikyu)

O roxo é uma mistura das cores azul e vermelho. Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade. Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e autoestima.

A Faixa Marrom (Chairo Obi)– 1º Kyu (Ichi Kyu)

É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui. Representa a conexão do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres.

A Faixa Preta (Kuro Obi) – 1º Dan (Sho Dan)

É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai. Essa cor também nos dá uma noção de tradição e responsabilidade. É a ausência de vibração da "não cor" que dá a sensação de proteção ou afastamento. (karate.org.br)

Fonte: Prefeitura de jaguaré

Comunicar erro
DENGUE

Comentários

CIDADE FM