Saúde Espírito Santo

Hepatite aguda em crianças: casos suspeitos no ES foram descartados

As duas suspeitas foram registradas no início do mês de maio e, desde então, seguiam em investigação pelas autoridades de saúde

Por Regional ES

08/06/2022 às 21:14:39 - Atualizado há
Foto: Reuters

Os dois casos suspeitos da hepatite aguda infantil, de causa ainda não definida, investigados no Espírito Santo desde o início do mês de maio, foram descartados. Segundo a secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o primeiro caso descartado, na última segunda-feira (6), não era compatível com as definições estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

CRICARE
Já o segundo caso, de acordo com informações do Ministério da Saúde repassadas nessa terça-feira (7), teve diagnóstico confirmado para outro agravo em exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O que é a hepatite?

A hepatite é uma inflamação que atinge o fígado causada por uma variedade de vírus infecciosos (hepatite viral) e agentes não-infecciosos, segundo a Organização mundial da Saúde (OMS). A infecção pode levar a uma série de problemas, que podem ser fatais.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em muitos casos, a infecção por adenovírus foi encontrada em crianças e a ligação entre esses dois é investigada como uma das hipóteses sobre as causas escondidas. O adenovírus é um vírus comum que pode causar sintomas respiratórios ou vômito e diarreia.

Os sintomas dessa hepatite aguda são em sua maioria gastrointestinais e incluem dor abdominal, diarreia, vômitos, além de icterícia (pele e/ou olhos com cor amarelada).

Como proteger as crianças da hepatite?

Diarreia;
Vômito;
Icterícia (pele ou parte branca dos olhos amarelados);

Cuidados com a higiene básica das crianças e também dos bebês pode ajudar a manter o problema afastado. Vale lembrar que o vírus fica alojado nas fezes e se propaga por meio de outros hospedeiros.

Portanto, lavar as mãos com frequência e de maneira correta afasta o risco de adoecer.

Alimentos devem ser higienizados em água corrente e depois deixados de molho em uma solução com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES