O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, emitiu uma nova recomendação para uso de máscaras em locais fechados, locais com grande concentração de pessoas e escolas. O uso da máscara, que não é obrigatório, é válido para todo o território do Estado e está sendo recomendado diante do crescimento no número de casos de covid nos últimos dias.
Segundo o governo, o Espírito Santo vem registrando nova crescente no número de casos confirmados e covid, além da casos de gripe e síndrome grave respiratória. O uso de máscaras, neste caso, visa fortalecer as medidas para conter este crescimento, aliado à vacinação, testagem, distanciamento social e higienização das mãos.
A nova norma técnica foi expedida na quinta-feira (09). Quanto ao uso nas escolas, o governo recomenda o uso contínuo e adequado, cobrindo nariz e boca, de máscaras do tipo PFF2/N95 durante todo o período de permanência nas instituições.
O Estado recomenda ainda o uso de máscaras para pessoas com sintomas gripais ou crises respiratórias; teste positivo para covid ou contactante (pessoas que tiveram contatos ou que estão cuidando de alguém doente); se pertencer ao grupo de risco; ao executar trabalho com interação com um grande número de pessoas; ao andar de ônibus, avião, trem ou outro transporte público; e quando o distanciamento físico não for possível.
Veja abaixo onde testar contra a covid-19 (sem agendamento):
- Rodoviária de Vitória (Vitória): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realização de Teste Rápido de Antígeno;
- Ufes (Campi Maruípe e São Mateus): de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, para realização de Teste Rápido de Antígeno;
- Terminal de Laranjeiras (Serra): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realização de Teste Rápido de Antígeno.
Para a testagem por agendamento é realizada no www.agendamento.saude.es.gov.br, para testes de RT-PCR, e ocorrem:
- Aeroporto de Vitória (Vitória): todos os dias, 24h;
- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, o HIMABA (Vila Velha): segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 16h;