Política

Datafolha: 70% dos brasileiros estão totalmente decididos em quem votar para presidente

Levantamento do instituto aponta que somente 29% do eleitorado ainda pode mudar de candidato

Por Regional ES

24/06/2022 às 18:23:30 - Atualizado há

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (24) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" aponta que 70% dos eleitores brasileiros já estão totalmente decididos a votar no candidato que escolheram na eleição presidencial deste ano.

CRICARE

Já o número de entrevistados que dizem que o voto ainda pode mudar é de 29%. Os que não sabem são 0%. Os números foram arredondados e, por isso, não completam 100%.


Na pesquisa divulgada ontem, Lula aparece com 47% no cenário estimulado. Bolsonaro vem em seguida, com 28%. Ciro Gomes (PDT) tem 7%. Os demais candidatos marcaram 2% ou menos.

A certeza no voto é maior entre os eleitores dos dois candidatos que aparecem na frente nas pesquisas de intenção de voto: Lula (79% está totalmente convencido no voto) e Bolsonaro (78%). Entre eleitores de Ciro, que aparece em 3º lugar nas pesquisas, o número de eleitores com certeza no voto é de 33%, enquanto os que podem mudar de candidato é de 66%.

A pesquisa Datafolha foi feita de modo presencial com 2.556 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Há um mês, pesquisa Datafolha apontou um cenário muito semelhante ao atual. No levantamento de maio, os que tinham certeza do voto era 69%, enquanto os que ainda podiam mudar de opção eram 30%.

O Datafolha também perguntou aos eleitores qual candidato seria sua segunda opção. Nesta pergunta, Ciro aparece na frente (22%), seguido por Lula (18%) e Jair Bolsonaro (14%). Os que não sabem são 14% e brancos e nulos 9%.


Fonte: G1
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES