Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Casos de picada de escorpião crescem 10,34% de 2020 para 2021 no Alto Tietê


Número corresponde a sete das 10 cidades da região. Somente nos primeiros cinco meses de 2022, foram registrados 14 casos de picada. Escorpião amarelo é uma das espécies do animal peçonhento. O número de casos de picada de escorpião cresceu 10,34%, de 2020 para 2021, em sete das 10 cidades do Alto Tietê. Nos primeiros cinco meses desse ano já foram registrados 14 casos nesses municípios.
O g1 questionou as 10 cidades da região sobre casos de picada e morte por escorpião, mas apenas Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano.

Em 2022, Ferraz de Vasconcelos registrou de janeiro a maio sete casos de picada de escorpião. Já em Itaquaquecetuba nesse período foram contabilizados dois casos e em Mogi das Cruzes nenhum. Em Poá, o registro foi de um caso, em Santa Isabel nenhum e em Suzano foram quatro. Nenhuma das cidades registrou morte por causa da picada de escorpião.

Entre as providências adotadas pelos municípios para combater o aparecimento de escorpiões estão ações de orientação para prevenir acidentes, controlar a proliferação e busca ativa nos imóveis.

Escorpiões

De acordo com o Instituto Butantan, os escorpiões existem há mais de 450 milhões de anos, são resistentes e bem adaptados à natureza. Esses animais peçonhentos produzem veneno e o injetam pelo ferrão. O Butantan destaca que, como todo ser vivo, eles ajudam no equilíbrio ecológico.

Os escorpiões se alimentam de pequenos insetos, como a barata, e servem de alimento para outras espécies. O instituto aponta que, no Brasil, existem aproximadamente 185 espécies de escorpião e que quatro delas são consideradas perigosas, como o escorpião amarelo.

Apesar de habitarem florestas úmidas e desertos, eles podem viver nas cidades e são encontrados, geralmente, em cemitérios, terrenos baldios, materiais de construção e entulhos.

Arujá

A Prefeitura de Arujá informou que os bairros que já tiveram o aparecimento de escorpião em 2022 foram Jordanópolis e Nova Arujá.

Segundo a Prefeitura, é feita uma busca ativa nos imóveis onde os escorpiões já apareceram assim como os imóveis vizinhos (direita, esquerda e fundos) e em frente. A busca ativa é realizada nas áreas internas e externas dos imóveis, principalmente em caixas e pontos de energia, batentes de portas e janelas, frestas e vãos de paredes, caixa de esgoto e cisternas, ralos de cozinha, banheiros e área de serviço, além de colchões, quadros e sofás.

Nas áreas externas são observados locais com materiais de construção (pilhas de telhas e tijolos, blocos de cimento, entulho, pedras, amontoados de madeira, placas de concreto), troncos, lixo domiciliar, galhos e folhas secas caídas, objetos descartados e garrafas empilhadas. A Prefeitura destaca que a equipe técnica do setor de zoonoses desenvolve ações educativas e de conscientização à população sobre a importância e os riscos recorrentes de contato com só escorpiões.

Publicidade

E também é feito um estudo de parceria com a Secretaria Municipal de Educação para capacitação de pedagogos e professores para abordagem aos alunos de diferentes níveis escolares para conscientização de medidas preventivas contra acidentes com animais peçonhentos.

Ferraz de Vasconcelos

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos destaca que os bairros com maior incidência de escorpiões são Parque Dourado (CDHU), Parque São Francisco e Parque Santa Laura. Segundo a administração do município, ações voltadas para a orientação, para prevenção de acidentes e controle da proliferação dos escorpiões são feitas nos bairros. Também é realizada a busca ativa (noturna) dos escorpiões.

Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba não respondeu ao g1 se desenvolve ações para combater o aparecimento de escorpiões e quais os locais de maior incidência do animal na cidade.

Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que os bairros que têm mais registro do aparecimento de escorpiões variam, mas imóveis antigos, com porões e outros locais fechados, usados como depósito de materiais, são ambientes favoráveis para procriação de escorpiões e outros animais peçonhentos. Os cuidados devem ser redobrados também em imóveis onde haja ajuntamento de madeiras e entulho.

Segundo a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, mantém ações de combate aos escorpiões e prevenção de ocorrências com o animal em todo o município. Os trabalhos do Programa Municipal de Controle de Escorpiões são realizados ao longo do ano, com maior intensidade nas épocas de primavera e verão, em razão das características biológicas desses animais.

Poá

A Prefeitura de Poá informou que o Setor de Controle de Endemias nas redes sociais divulga orientações e cuidados a serem adotados pela população uma vez que o período de frio favorece a reprodução dos escorpiões.

Santa Isabel

De acordo com a Prefeitura de Santa Isabel, os profissionais do controle de zoonoses serão capacitados pela gestão Estadual para captura e manejo de escorpiões.

Também foram feitos dois treinamentos em parceria com a gestão estadual sobre o atendimento a vítimas de picada de escorpião, sendo um no ano de 2021e outro em 2022.

A Prefeitura destaca que o soro antiescorpiônico está disponível na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas e orienta que todo acidentado por escorpião deve procurar atendimento imediatamente, especialmente crianças. Segundo a Prefeitura, o público infantil costuma ter evolução grave, sendo fatais em alguns casos. "O pronto atendimento destes pacientes e acesso ao soro antiescorpiônico para os casos moderados a graves salvam vidas."

Suzano

A Prefeitura de Suzano informou que a Avenida Armando de Salles Oliveira e o bairro Parque Maria Helena são os locais onde há mais registros de aparecimento de escorpiões na cidade.

A Prefeitura destaca que a Coordenação de Controle de Zoonoses faz um monitoramento constante, principalmente nessas duas regiões. Quando surgem escorpiões, é realizada orientação da população casa a casa, além da captura do animal. As pessoas podem acionar o departamento pelo telefone 4745-2064.

Assista a mais notícias

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!