Um homem do Reino Unido precisou ser hospitalizada após sofrer uma overdose de vitamina D. O caso foi publicado na revista científica BMJ Case Reports, que alertou sobre os riscos da ingestão excessiva da substância.
De acordo com O Globo, o paciente apresentava quadro de vômito recorrente, náusea, dores abdominais e diarreia, além de outros sintomas de hipervitaminose D. Esse tipo de problema de saúde está em alta no país, conforme a revista científica, e representa uma série de riscos à saúde.
O britânico começou a apresentar os sinais cerca de um mês depois de iniciar a suplementação de diversas vitaminas. Entre os problemas estavam câimbras, boca seca, aumento de sede e perda de peso.
A dieta de suplementação do paciente compreendia a ingestão diária de 150.000 UI (unidade internacional utilizada para vitaminas), enquanto o recomendado é, no máximo, 400 UI por dia.
O paciente precisou ficar internado oito dias para tratar o alto índice de vitaminas no sangue. Apenas dois meses depois da internação, a quantidade de cálcio no sangue voltou ao normal, mas a vitamina D seguia além do ideal.
Tribuna Online