Política Convocação para ser mesário ES

Saiba o que fazer caso receba mensagem de convocação para ser mesário no ES

Cartórios começaram a convocar os eleitores que serão mesários nesta semana. Convocados receberão mensagem com código de verificação que deve ser informado no site do TRE-ES.

Por Regional ES

13/07/2022 às 13:32:21 - Atualizado há
Mesário libera urna para eleitor votar nas eleições de 2020 ?- Foto: Érico Andrade/G1

Os cartórios eleitorais do Espírito Santo começaram a convocar, nesta semana, os eleitores que trabalharão como mesários nas eleições deste ano.

ANUNCIO 01

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do ES (TRE-ES), os cerca de 39 mil mesários e os outros milhares de eleitores que desempenharão outras funções nestas eleições serão nomeados aos poucos até o dia 3 de agosto. Depois desta data, outros eleitores ainda poderão ser nomeados em caso de substituição ou necessidade da Justiça Eleitoral.

Neste ano, pela primeira vez, o TRE-ES fará a notificação dos convocados por meio eletrônico, via e-mail ou mensagem de texto SMS. Nas eleições anteriores, os eleitores eram chamados a partir de cartas, que seguirão sendo enviadas apenas àqueles convocados que moram em locais sem acesso à rede de telefonia ou internet.

Publicidade

Na mensagem, o TRE-ES enviará aos eleitores convocados um código de verificação que deverá ser informado em uma área do site do tribunal e que dará acesso às informações sobre aquela convocação: data, horário e local de trabalho e treinamento.

O TRE-ES explicou, no entanto, que, por questões de segurança, não serão enviados links no corpo da mensagem e que o eleitor convocado deverá acessar o endereço do site direto pelo navegador.

Na página principal do site do TRE-ES, o convocado deve procurar o banner "Mesária e mesário - digite seu código de convocação".

O código não deve ser informado a terceiros e o eleitor convocado deve se certificar que o endereço acessado é de fato o site do TRE-ES. O tribunal reforça que não enviará links clicáveis no corpo da mensagem.

Publicidade

Veja o passo a passo

  1. Abrir a mensagem de convocação, que será recebida por e-mail ou SMS (a mensagem não será enviada por WhatsApp ou app de mensagens e não terá links)
  2. Acessar o site www.tre-es.jus.br
  3. Clicar no banner "Mesária e mesário - digite seu código de convocação"
  4. Ler as informações da página de confirmação
  5. Validar a notificação digitando o "Código Verificador" e a "Data de Nascimento"
  6. Clicar na caixa "Não sou um robô" e responder a tarefa de validação
  7. Clicar em "Enviar"

Os eleitores que já trabalharam em eleições anteriores ou se inscreveram como mesários voluntários, mas ainda não receberam a notificação do cartório eleitoral podem saber se foram convocados clicando neste link.

Fonte: G1
Comunicar erro
Regional ES

© 2022 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES