Uma foto que parece mostrar um avião de passageiros caído em floresta na Austrália está intrigando usuários do Google Maps. A imagem foi descoberta e postada pela primeira vez nas mídias sociais por Victoria Ottley, usuária do Maps com olhos de águia, e começou a ganhar força. Na imagem, o avião parece estar praticamente intacto numa clareira nas cordilheiras de Cardwell, localizadas perto da costa de Queensland, de acordo com o site "new.com.au".
O registro sugere que o avião estava voando muito abaixo do esperado. De acordo com o Australian Transport Safety Bureau, órgão de segurança nos transportes da Austrália, não há relatos de nenhum jato de passageiros desaparecido na região. De acordo com o "New York Post", o avião parece ser um Airbus A320 padrão ou um Boeing 737.
Autoridades de segurança de transporte australianas disseram que é provável que a imagem seja produto de uma falha no software do Google.
"Parece haver um fenômeno chamado imagens fantasmas e pode ser isso", disse um porta-voz do Australian Transport Safety Bureau ao "Cairns Post".
O Google até agora não emitiu nenhuma declaração sobre o caso. Um incidente semelhante ocorreu em 2016, quando os usuários alegaram que um avião estava no fundo do Lago Harriet (Minnesota, EUA). Mas o Google anunciou mais tarde que era uma imagem "fantasma", definida como uma fusão de várias imagens de satélite que aparecem no site, criando uma cena que não existe na realidade.