O prazo para pagar o licenciamento veicular de 2022 terminou em julho e, desde o último domingo, motoristas inadimplentes já podem ser multados. A multa é no valor de R$ 293,47 – uma infração gravíssima. Além disso, o veículo é recolhido a um pátio contratado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES).
O prazo para pagar a taxa – de R$ 193,68 para todos os veículos – se encerrou em 28 de julho para donos de automóveis, caminhonetas e utilitários, motocicletas e ciclomotores e motor-casa, conforme calendário do órgão de trânsito. Para donos de caminhões, ônibus e micro-ônibus, o prazo terminou no dia 12 deste mês e a fiscalização começa no próximo dia 12.
"A cobrança é feita de acordo com a placa do veículo, iniciando pelos que têm placa com final 1 e terminando com placa final 0", afirma o especialista em Trânsito, Josimar Amaral.
Segundo o gerente de Fiscalização, Infrações e Penalidades do Detran-ES, Cleber Bongestab, os cidadãos não recebem mais documentos, nem boletos impressos em casa. É preciso acessar o site do Detran-ES para emiti-los, ou agendar atendimento em uma unidade do órgão.
Um motorista de 32 anos, morador de Viana, conversou com a reportagem, mas pediu para não ter o nome divulgado. Ele está com o licenciamento do veículo vencido.
"Com a crise, apertou o orçamento e optei por deixar o carro na garagem, a gasolina está cara. Então, preciso acertar o IPVA e o licenciamento. Não parei para olhar quando vence", disse.
Bongestab observou que o condutor flagrado em blitz que estiver com o licenciamento atrasado pode fazer o pagamento durante a fiscalização. Porém, o veículo só será liberado na hora se constar no sistema nacional, ou seja, não adianta somente apresentar comprovante.
Ele destacou que o licenciamento do veículo não depende só do pagamento da taxa, já que é preciso quitar todos os débitos em aberto, como multas. E exemplificou ainda sobre veículo com kit gás. "Todos os anos precisa procurar o Inmetro e ter a certificação, senão não consegue o licenciamento".
Fonte: Detran-ES