Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Nova Zelândia

Cerca de 250 baleias-piloto morrem encalhadas na Nova Zelândia


Cerca de 250 baleias-piloto morreram depois de ficarem presas na ilha de Chatham, na Nova Zelândia, onde as equipes de conservação não conseguiram devolvê-las ao mar devido à presença perigosa de tubarões na área, disseram autoridades neste sábado.

Baleias-piloto foram vistas encalhadas na parte noroeste desta ilha remota na sexta-feira, disse o Departamento de Conservação da Nova Zelândia. "Na Ilha Chatham, não reflutuamos ativamente as baleias devido ao risco de ataques de tubarões a humanos e às próprias baleias", disse o Departamento em comunicado.

Uma equipe especialmente treinada sacrificou os cetáceos sobreviventes para poupá-los de mais sofrimento, disse o Departamento de Conservação. "Todas as baleias-piloto encalhadas estão mortas e seus corpos serão deixados para se decompor naturalmente in situ", afirmou o departamento.

Segundo a agência, esses encalhes "não são incomuns" na Ilha Chatham, a leste da Ilha Sul da Nova Zelândia. O recorde veio em 1918, quando cerca de 1.000 baleias ficaram encalhadas.

Há pouco mais de duas semanas, quase 200 baleias-piloto também morreram em uma praia na ilha australiana da Tasmânia.

Extra Globo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!