De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) tem circulado nas redes sociais a informação de que eleitores da 36ª Zona Eleitoral, que fica em Pancas, no Noroeste do Estado, já teriam votado no 2º turno das Eleições 2022. A Corte alega se tratar de mais uma fake news disseminada no período eleitoral.
O Tribunal informou que a notícia tem sido espalhada acompanhada de uma foto em que surgem alguns comprovantes de votação amassados, com número da zona eleitoral, seção e nome de alguns eleitores.
A Corte eleitoral explica que isso aconteceu porque a gráfica licitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer a impressão dos cadernos de votação para o TRE-ES, ao detectar um erro numa prova de impressão, não fez o descarte adequado do material, deixando os comprovantes de votação íntegros.
O TRE-ES reforça que o cartório da 36ª Zona Eleitoral recebeu apenas um caderno de votação para cada turno e que nenhum eleitor votou para o próximo pleito, que será realizado no dia 30 de outubro.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do TSE e do TRE-ES
Folha Vitória