Após confirmação pela Prefeitura Municipal de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, sobre o registro de fragmentos de óleo em quatro praias do município, foi informado, na manhã desta segunda-feira (14), que houve recolhimento do material, porém, a quantidade retirada ainda não foi calculada.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O óleo, que começou a ser observado na última quarta-feira (09), estava espalhado pelas praias de Mar Azul, Praia dos 15, Barra do Sahy e Santa Marta.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) informou que, o material encontrado tem baixa viscosidade, é compactado e fragmentado, sendo encontrado de forma espaçada. Além disso, os resíduos coletados apresentam perfil químico diferente do observado no óleo que atingiu a costa brasileira em 2019.
Também foram afetados os municípios de: Conceição da Barra, São Mateus e Linhares. Com relação à limpeza das praias, todo o trabalho de recolhimento dos resíduos encontrados está sendo feito por servidores públicos municipais e de servidores estaduais das unidades de conservação na região.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
No município de Itaúnas, houve uma ação integrada com a comunidade local para a limpeza da praia e não foram registrados volumes recorrentes na quantidade encontrada no início do aparecimento. E em Aracruz, voluntários que foram treinados em 2019 e servidores do ICMBio, que possuem duas unidades de conservação no município, estão sendo mobilizados para o trabalho de limpeza.
Ainda foi informado que, a Polícia Militar Ambiental do Estado vai monitorar todas as praias atingidas, apoiando e dando suporte aos gestores ambientais municipais, no trabalho integrado de limpeza das praias.
"Reforçamos que todo material recolhido está sendo armazenado de forma segura e adequada nos próprios municípios, principalmente em função do volume incipiente encontrado, em relação ao que foi coletado em 2019. O Comitê ainda orienta à população não manusear o material, caso seja encontrado, sem os devidos equipamentos de proteção individual de segurança".
Os órgãos que fazem parte deste Comitê são: a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o IBAMA, a Capitania dos Portos, o ICMBio, a UFES, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado, a Ambipar e as secretarias municipais de meio ambiente de Linhares, São Mateus, Conceição da Barra e Aracruz.
Folha Vitória