Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Basílica de São Pedro

Em missa de Natal, Papa denuncia humanidade 'insaciável'

Francisco também criticou 'voracidade do consumo'


Papa Francisco durante missa de Natal na Basílica de São Pedro Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O papa Francisco celebrou na noite do último sábado (24), na Basílica de São Pedro, Vaticano, a missa do Natal do Senhor e denunciou uma "humanidade insaciável por dinheiro, poder e prazer". "Penso sobretudo nas crianças devoradas pelas guerras, pela pobreza e pela injustiça", disse o líder da Igreja Católica para um público de 7 mil pessoas, sem contar os 3 mil fiéis que acompanhavam do lado de fora da basílica por meio de telões.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Esse foi o maior público da missa de Natal desde o início da pandemia de Covid-19, que nos últimos anos havia obrigado o Vaticano a limitar a capacidade na basílica para evitar aglomerações.

Por outro lado, ficou consolidada a nova tradição de realizar a celebração às 19h30 (horário local), e não mais às 21h30, como era de costume antes da pandemia.

"Também neste Natal, uma humanidade insaciável por dinheiro, poder e prazer não deixa lugar, assim como foi com Jesus, aos menores, aos muitos não nascidos, aos pobres e esquecidos. Mas Jesus chega justamente ali, menino na manjedoura do descarte", afirmou Francisco em sua homilia.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

O pontífice ainda aproveitou a ocasião para criticar a "voracidade do consumo". "Os homens do mundo, esfomeados por poder e dinheiro, consomem até seus vizinhos, seus irmãos. Quantas guerras! E em quantos lugares, ainda hoje, a dignidade e a liberdade são pisoteadas! E as principais vítimas da voracidade humana são sempre os frágeis", acrescentou.

O Papa também pediu que as pessoas deponham aos pés da manjedoura as "desculpas, justificativas e hipocrisias". "Não deixemos passar este Natal sem fazer alguma coisa de bom. A verdadeira riqueza não está nas coisas, está nas pessoas, sobretudo as mais pobres", disse.

Às 8h (horário de Brasília) desta sexta-feira (25), Francisco dá continuidade às celebrações natalinas com a bênção "Urbi et Orbi" ("À cidade e ao mundo"), na qual ele aborda os principais temas da atualidade.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!