O município de Mimoso do Sul, no sul do Espírito Santo, é fortemente atingido pelas chuvas desde a terça-feira (24). De acordo com a Defesa Civil do Estado, a cidade registrou o maior acumulado de chuva em 24 horas. Até às 6 horas desta quarta (25), foram 126,6 milímetros de chuva.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
A chuva causou alagamentos, deslizamentos e muitas complicações. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Mimoso do Sul, Leonardo Ferreira, grande parte da cidade está sem sinal de telefone e internet.
"Acordamos com o nível do rio muito alto e várias ruas alagadas. Foi atingido um nível nunca visto antes. Estamos sem sinal de internet e telefone. Ainda estamos trabalhando e imaginamos o grande caos que está, tanto no interior, quanto na sede do município", disse.
"Já temos relatos de mais de 35 pontes arrancadas, vários pontos de interdições. O comércio está totalmente fechado. O CRAS foi invadido pela água, a prefeitura, batalhão da Polícia Militar, está tudo fechado", explicou.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Segundo Leonardo, há várias pessoas desabrigadas ou desalojadas na cidade. No entanto, ainda não é possível mensurar a quantidade, pois os atendimentos ainda estão em andamento.
O Rio Muqui do Sul e os córregos Santa Marta Belmonte e Serra extrapolaram a capacidade de retenção de suas águas, ou seja, extrapolou-se a cota de inundação desses rios.
As chuvas intensas persistiram por um período superior há 1 hora. Como resultado, vários bairros do município foram afetados pela inundação, ficando várias famílias desabrigadas e desalojadas.
Governador acompanha situação de perto
Casagrande falou também sobre a criação de um fundo estadual no valor de R$ 200 milhões para auxiliar os municípios no enfrentamento de eventos climáticos extremos e de outras ações do Governo do Estado.
"Temos ainda o Alerta ES, que montamos dentro da nossa Defesa Civil Estadual e está conectada com as Defesas Civis municipais. Para que a gente possa salvar vidas dos capixabas, como foi o caso aqui em Mimoso do Sul", pontuou.
Folha Vitória