O Dia Mundial de Conscientização do Autismo celebrado neste domingo (2) é uma data muito importante na sociedade, principalmente para as famílias dos autistas que precisam enfrentar inúmeras lutas diariamente.
Leia também: Autismo no Espírito Santo: desafio é a inclusão
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
E na manhã deste domingo (2), uma caminhada promovida pela Associação dos Amigos dos Autistas no ES (Amaes), reuniu uma verdadeira multidão nesta manhã na Praia de Camburi, em Vitória.
"A caminhada é uma forma de darmos visibilidade a essa comunidade e a esse grande número de pessoas já diagnosticadas. A intenção da caminhada é fomentar e provocar para termos rapidez na construção de políticas públicas, e mais uma vez, atestar que o autista pode e deve estar em qualquer lugar que quiser", disse a presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Você conhece os sinais do autismo? Veja alguns
Não manter contato visual por mais de dois segundos;
Fazer movimentos repetitivos sem função aparente;
Alinhar objetos;
Não atender quando chamado pelo nome;
Hiperfoco: apresentar interesse restrito por um único assunto;
Escolalia: repetir frases ou palavras em momentos inadequados, sem a devida função;
Ser muito preso a rotinas a ponto de entrar em crise.
Leia também: ARTIGO | Empatia: o que não fazer com crianças autistas
Conheça o projeto 'E se fosse seu filho?'
O transtorno do espectro autista, também conhecido como TEA, está relacionado a condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.
Para promover o debate sobre o tema na sociedade, a cada 15 dias, o Folha Vitória transmite a live "E se fosse seu filho?".
A psicopedagoga e fundadora do grupo de apoio aos pais de autistas Força Azul ES, Bárbara Campos, e a presidente da Amaes mediam um bate-papo com especialistas em assuntos que envolvam o cotidiano dos autistas.
As lives são transmitidas sempre às quintas-feiras pelo Folha Vitória, pela página do Facebook e o canal do Youtube do jornal online. O projeto é uma parceria da Rede Vitória com o Força Azul Autismo e com a Amaes.
Folha Vitória