O Zoológico de São Paulo comemora o nascimento de uma arara-azul-de-lear, espécie ameaçada de extinção no Brasil. O filhote sobreviveu após biólogos localizarem o ovo, com a casca trincada, dentro do ninho. O nascimento aconteceu no final de fevereiro com o filhote pesando 20,5 gramas.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Segundo o zoológico, o casal de araras Maria Clara e Francisco realizou a postura de três ovos, mas dois foram acidentalmente quebrados por eles. O terceiro ovo foi localizado rachado e recolhido e levado para a incubação artificial, já que havia riscos de contaminação.
A arara segue em observação recebendo alimentação apropriada e é acompanhado por biólogos e veterinários.
Arara logo após o nascimento — Foto: Paulo Gil
Maria Clara e Francisco chegaram ao Zoológico de São Paulo em 2004 e 2006, respectivamente, vítimas do tráfico de animais, após apreensão da Polícia Federal e do IBAMA. O casal reproduziu 17 aves. Duas delas foram soltas na natureza, no Parque Nacional do Boqueirão da Onça, na Bahia.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Nascimento aconteceu em fevereiro após biólogos salvarem ovo trincado — Foto: Paulo Gil
Sobre a Arara-Azul-de-Lear
A ave é endêmica da caatinga baiana, e está classificada como Em Perigo (EN) de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O Zoológico de São Paulo apoia o projeto de conservação do Governo Federal, por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE).
G1