O estande de São Mateus, na Feira de Negócios que aconteceu durante o Fórum Líder Norte, em Nova Venécia, literalmente caiu no gosto dos visitantes e participantes do evento, e a gastronomia foi uma ferramenta utilizada para fisgar clientes em potencial.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Formada por um instituto de culinária francês, experiência internacional – Espanha, Portugal e Suíça – e com 21 anos de profissão, a chef de cozinha Danielle Zarpão, do buffet Pimenta Brasil, aceitou o desafio das Secretarias: preparar um cardápio diferenciado, capaz de abranger a diversidade dos produtos alimentícios produzidos no Município.
Para alegria de quem passou pelo estande, Danielle não apenas estava à altura da tarefa, como dispôs de uma enorme variedade de produtos e temperos, que permitem ousadias gastronômicas que são uma festa para os paladares mais exigentes.
"É uma iniciativa muito importante, porque a gente tem a oportunidade de aproximar o pequeno produtor, e até mesmo a indústria que a gente tem na nossa região, da nossa comunidade, do nosso cliente" – relata Danielle.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
INGREDIENTES E TEMPEROS
Recentemente, São Mateus foi apontado como o melhor Município do Espírito Santo para o agronegócio. A produção agropecuária representa cerca de 30% do PIB, e a Agricultura é destaque, com a produção de coco, macadâmia, café, pimenta-do-reino sempre entre as maiores do País, e um portfólio de cultivo que se diversifica mais e mais.
Produtos da agroindústria e beneficiados, como mel, tapioca, queijo, embutidos, farinha, café e muitos outros, os vários tipos de pimenta – incluindo a pimenta-rosa, que ganhou o mundo – urucum, alho e muitos outros temperos, tudo à disposição da gastronomia.
DIVERSIFICAÇÃO
A visão empreendedora e o apuro de empresários mateenses, quanto à qualidade e identidade – a estratégia de agregação de valor ao produto valorizando sua origem vem crescendo substancialmente entre os produtores – tem levado os produtos made in Sama a ocuparem espaço na mesa e nas gôndolas de diversos países.
No estande de São Mateus teve espaço para destaques de pequena, média e grande escala de produção: do mel e produtos derivados, produzidos pelo Apiário Paulista, ao alho Roxão, exportado para a Europa, passando pela variedade de linguiças especiais produzidas pela Braslon.
Prefeitura de São Mateus