Era para ser apenas um trabalho de conclusão de curso de Ciência da Computação, mas a plataforma desenvolvida para auxiliar na educação de crianças com autismo foi longe e fez história: ganhou o principal prêmio, o troféu azul, no maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, o Web Summit Rio.
Quer receber nossas notÃcias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notÃcias!
A startup capixaba afiliada à Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) foi a grande vencedora do Pitch da primeira edição do evento. O diretor-executivo (CEO) dela é o capixaba Ronaldo Lima Cohin Ribeiro, responsável pelo programa ao lado da cofundadora da empresa, Joice Andrade, na Universidade de Vila Velha.
A inspiração para desenvolver a plataforma veio de casa, já que Ronaldo tem um filho autista.
"Criei a plataforma pelo Lucas. Isso tudo é muito especial porque veio de uma causa pessoal. Já tÃnhamos ganhado a Copa do Mundo das Startups de 2020, depois um prêmio no Estado e estamos muito felizes com este último", contou à reportagem do Folha Vitória.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
A startup capixaba Jad Autism, criada em 2018, está presente na Europa e vai atender escolas públicas da Inglaterra. O objetivo é expandir o mercado, uma vez que no mundo inteiro 380 milhões de crianças têm deficiências cognitivas. Estima-se que são gastos, anualmente, mais de US$ 16 bilhões em tecnologia para assistir estas pessoas.
"Nosso aprendizado foi dentro do nosso Estado, mas nosso pensamento sempre foi voltado para as maiores empresas do mundo. Sem dúvidas, o prêmio vem validar o nosso ecossistema de inovação. É importante que as empresas capixabas busquem conhecimento e pensem internacionalmente", destacou Ronaldo Lima.
Filho inspirou ferramenta tecnológica
Músico de rock por longos anos, Ronaldo voltou à faculdade para estudar computação. Nesta época, seu filho, Lucas, foi diagnosticado com autismo, o que o motivou a desenvolver a sua dissertação sobre o autismo.
Ao desenvolver a ferramenta tecnológica, Ronaldo já participou da Copa do Mundo de Startups, em Dubai (Emirados Árabes), e também apresentou o seu pitch na conferência da Web Summit Lisboa, que aconteceu em novembro de 2022.
A edição 2023 selecionou 42 das 974 startups participantes. Na semifinal, oito empresas se enfrentaram até que três fossem escolhidas para a grande final.
Os números traduzem o tamanho do evento: foram 21 mil participantes, 500 investidores e mais de R$ 6 bilhões em investimentos nos próximos 6 anos
Governador parabeniza iniciativa inovadora
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), parabenizou, por meio do Twitter, a iniciativa inovadora de Ronaldo, ressaltando que o evento ao qual a startup dele participou é o maior de tecnologia do mundo. Veja:
* Com informações do repórter Rodrigo Schereder para a TV Vitória | RecordTV
Folha Vitória