Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Vitória ES

Ave com gripe aviária foi encontrada caída no chão de parque em Vitória; local foi fechado para visitação

Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realiza, na manhã desta terça-feira (16), uma análise e vistoria dos animais que vivem no parque municipal.


Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (antigo Parque da Fazendinha), em Vitória (ES) �- Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Gazeta

Uma das aves marinhas da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida Trinta-réis-bando, contaminadas com o vírus a influenza aviária, o H5N1, foi encontrada caída no chão de um parque municipal de Vitória. O local foi fechado e está com visitas suspensas a partir desta terça-feira (16).

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), a ave foi encontrada no Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (antigo Parque da Fazendinha), no bairro Jardim Camburi. Na manhã desta terça, uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realiza a análise e vistoria dos animais do local.Sudeste>Espirito_Santo_3" title="3rd party ad content" name="" scrolling="no" margin margin data-is-safeframe="true" sandbox="allow-forms allow-popups allow-popups-to-escape-sandbox allow-same-origin allow-scripts allow-top-navigation-by-user-activation" role="region" aria-label="Advertisement" tabindex="0" data-google-container-id="5" data-load-complete="true">

As aves do parque vão ser apenas observadas, se existem sintomas, mas não será feito exame nos pássaros, por enquanto.

A secretaria ressaltou que este pássaro não integra a lista de animais silvestres desta unidade de conservação, mas é migratório, ou seja, que sai do seu local de origem e passa pelo litoral capixaba.

A ave foi encontrada caída na Fazendinha e, seguindo os protocolos de segurança exigidos, foi levada para exames, que detectou o vírus. A Semmam observa que o parque voltará a ser reaberto tão logo seja liberado pelos órgãos de controle.

Primeiro caso de gripe aviária no país

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus da influenza aviária, o H5N1, na tarde de segunda-feira (15). No fim do mesmo dia, o governo informou um terceiro caso.

Dois animais são da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida Trinta-réis-bando, e foram resgatados no litoral do Espírito Santo.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus. — Foto: Cláudio Dias Timm

No momento do resgate, uma das aves estava localizada no município de Marataízes, e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

Os dois casos não afetam a condição do Brasil como país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) e os demais países membros da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.


É a primeira vez que o Brasil apresenta casos de gripe aviária.

Os animais infectados não fazem parte do sistema industrial brasileiro, ou seja, os casos não afetam aves e ovos disponíveis nos supermercados e a seguridade alimentar da população, aponta a Associação Brasileira de Proteína Animal(ABPA).

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!