Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Rio Grande do Sul

Animal silvestre, gambá com 150 mil seguidores nas redes e criado como de estimação é levado pela polícia ambiental no RS

A apreensão do gambĂĄ lembra o caso do influencer Agenor TupinambĂĄ, que ficou conhecido por mostrar, nas redes sociais, a rotina com a capivara "Filó"


Gambá criado como animal de estimação e com 150 mil seguidores foi apreendido no RS - Foto: Reprodução

No Rio Grande do Sul, um gambĂĄ criado como animal de estimação e com 150 mil seguidores nas redes sociais foi apreendido pelo Comando Ambiental da Brigada Militar e levado para o nĂșcleo de conservação e reabilitação de animais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Quer receber nossas notĂ­cias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notĂ­cias!

Os militares levaram o animal após receberem uma denĂșncia de maus-tratos, pois o gambĂĄ, que recebeu o nome de "EmĂ­lio", era criado no quintal da casa de uma técnica de enfermagem, na cidade de Montenegro.

@schanacris Ultimo video que eu fiz dele! . #injustice2 #injustica #viral #fyp #for #animaisnotiktok #animaisilvestres ? som original - EmĂ­lio Marsupial GaĂșcho

Segundo a polĂ­cia, a alimentação dada ao animal não era adequada para a espécie e a tutora não tinha licença para a criação de animal silvestre. O bicho, de 1 ano e 7 meses, tinha sua "rotina" compartilhada nas redes sociais, onde somava quase 150 mil seguidores, desde que ele era um filhote.

A apreensão do gambĂĄ lembra o caso do influencer Agenor TupinambĂĄ, que ficou conhecido por mostrar, nas redes sociais, a rotina com a capivara "Filó" e foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil. Ele foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Agenor também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis nas plataformas digitais.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

A lei ambiental é clara: no Decreto nÂș 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (Lei nÂș 9.605/1998), o artigo 33 destaca que é proibido "explorar ou fazer uso comercial de imagem de animal silvestre mantido irregularmente em cativeiro ou em situação de abuso ou maus-tratos".

Um So Planeta

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!