Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Rio Novo do Sul

VÍDEO: Agricultor de 74 anos constrói fogueira gigante de 23 metros para Festa de São João no ES

Há uma década, José Carlos Fachim, de 74 anos, se empenha para juntar madeira, montar e acender as chamas que encantam a festa da comunidade que leva o nome do santo católico. Neste ano, a estrutura tem, aproximadamente, 23 metros de altura.


José Carlos Fachim, de 74 anos, faz fogueiras gigantes no interior do ES - Foto: Arquivo Pessoal

Há uma década, o agricultor José Carlos Fachim, de 74 anos, se empenha para juntar madeira, montar e acender uma fogueira que ilumina a festa de São João da comunidade católica de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo. A cada ano, no entanto, uma coisa chama atenção: o tamanho da fogueira. Neste ano, a estrutura terá, aproximadamente, 23 metros de altura. (veja vídeo, clique aqui).

Para fazer uma fogueira deste tamanho, José Carlos contou com a ajuda de mais seis pessoas que colocaram, literalmente, mãos à obra durante 30 dias.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

[banner_de_paragrafo_1]Sudeste>Espirito_Santo_3" title="3rd party ad content" name="" scrolling="no" margin margin data-is-safeframe="true" sandbox="allow-forms allow-popups allow-popups-to-escape-sandbox allow-same-origin allow-scripts allow-top-navigation-by-user-activation" role="region" aria-label="Advertisement" tabindex="0" data-google-container-id="5" data-load-complete="true">

"Dependendo do dia, a gente trabalha cerca de seis, oito horas. Para fazer a fogueira gigante, é necessário uma série de ferramentas e dá muito trabalho", disse José Carlos.

De acordo com José Carlos, a paixão pelas fogueiras gigantes começou há algum tempo e ele passou a fazê-las para que a comunidade católica de Cachoeirinha, que tem São João como padroeiro, também crescesse.

"A fogueira gigante atrai as pessoas. A primeira que eu fiz tinha seis metros de altura. Aí todo ano eu comecei a aumentar um pouquinho", disse.

O morador disse ainda que fazer a fogueira dá muito trabalho.

"Tem que cortar a madeira, levantar a fogueira, firmá-la no chão. Quando a pessoa sobe, ela sobe amarrada. Tudo é feito com muita segurança", disse.

Fogueira gigante no ES — Foto: Arquivo pessoal

"É o que eu mais gosto. Eu sou devoto de São João e de vários outros santos. Eu tinha comentado que ia ser o último ano que faria a fogueira, mas vamos ver o que vai ser ano que vem", disse.

A fogueira será acesa somente no dia 24 de junho, data em que é dedicada a São João, padroeiro da comunidade de Cachoeirinha. Na ocasião, haverá uma festa autorizada pela prefeitura do município, que contará ainda com a presença do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para garantir a segurança das pessoas na festa.

José Carlos Fachim, de 74 anos, faz fogueiras gigantes no interior do ES — Foto: Arquivo Pessoal

Apoio da comunidade

Filha de José Carlos, Clarice Peruggia Fachim explicou que toda a comunidade de Cachoeirinha apoia a tradição do pai na festa.

"A primeira fogueira tinha cerca de sete metros de altura. A segunda, atingiu 10 metros. Nos anos seguintes, mediram 12, 14, 16, 18 metros, respectivamente. Já teve um ano que chegou a 21 metros, mas, em 2022, ele reduziu novamente para 18 metros", disse a filha.


Ainda de acordo com Clarice, as madeiras são adquiridas por meio de doações dos próprios moradores da comunidades, que acionam José Carlos durante o ano.

"Ele faz tudo. Ele busca a madeira, ele corta, ele puxa. Ele tem 74 anos e idealizou isso. Acho que ele se empolga e aí no outro ano faz maior. Agora não tem jeito, né?! Ele precisa de ajudante. Todo ano ele diz que é a última fogueira, mas todo ano faz uma maior", disse a filha.

Cidade do interior do ES prepara fogueira gigante para Festa de São João — Foto: Arquivo pessoal

O terreno em que a fogueira é acesa é um campo de futebol, onde a festa da comunidade é realizada. Para que tudo ocorra bem, de acordo com a filha, a comunidade é responsável por isolar o local, impedindo o estacionamento de carro, assim como o acesso de pessoas.

"Desde que fizemos a primeira fogueira, nunca houve nenhum acidente. Sempre foi uma festa muito segura, pacífica e feliz, como a nossa comunidade é", disse Clarice.

Fogueira gigante de anos anteriores — Foto: Arquivo pessoal


G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!