As inscrições para a segunda fase do programa CNH Social terminam nesta sexta-feira (28). Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), o número total de inscritos até o momento é de 64.445 pessoas.
Ao todo, foram disponibilizadas 3.500 vagas para os capixabas que desejam tirar carteira de motorista de graça. As vagas são para obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 11 de setembro, a partir de 12h, no site do Detran|ES.
Como fazer a inscrição para o CNH Social 2023?
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página do programa no site do Detran, até as 23h59 do dia 28 de julho.
Para se inscrever, é necessário estar ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados atualizados na Base Nacional do Cadastro até o dia 16 de junho de 2023.
O interessado deverá acessar o site do Detran-ES, entrar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.
Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.
É importante o candidato ter ciência de que ele é o responsável por acompanhar todos os prazos e publicações referentes ao programa CNH Social. Caso seja selecionado e não faça a matrícula, o candidato ficará impedido de participar de novas seleções por três anos.
Quais são os requisitos para participar do CNH Social?
- Ter mais de 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
- Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados até 16 de junho de 2023;
– Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;
– Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
Como as vagas são distribuídas?
- 40% para a primeira habilitação (A ou B)
- 20% para a Adição de Categoria A ou B
- 40% para a Mudança de Categoria D ou E.
Como funciona a seleção do CNH Social?
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico, considerando os critérios de menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.
Folha Vitória