O céu da cidade de Pancas, no Noroeste do Espírito Santo, vai ficar mais colorido durante os dias 10 a 13 de agosto. Balões de até 30 metros e de várias formas e cores vão enfeitar a cidade com provas e até shows iluminados no 1º Festival de Balonismo dos Pontões Capixabas.
Assista o vídeo: Pancas, no ES, recebe primeiro festival de balonismo
Durante os quatro dias, o céu do distrito de Laginha vai ser palco de um espetáculo visual com nove balões, sendo sete normais (aqueles em formato tradicional), um em formato do personagem Pica-pau e outro em formato do Baby Car, um dos balões mais premiados do Brasil.
Balões do Baby Car e do Pica-pau estarão em festival de balonismo em Pancas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Pancas
O público também vai poder acompanhar toda a parte da preparação dos balões e o enchimento até eles estarem prontos para alçarem voo.
"A inflagem do balão começa com ar frio, um ventilador que faz com que o envelope infle e tome forma com este ar. Depois que já estiver aberto em solo, deitado, a gente começa a introduzir o ar quente, com o queimador, e faz com que ele levante o envelope", comentou o diretor técnico do evento, Ricardo Lima.
Pilotos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e São Paulo vão estar no evento participando das provas.
"Eles vão competir em uma prova conhecida como caça raposa. Os pilotos precisam seguir um primeiro balão, que decola e é nomeado de raposa. Ele decola e cinco minutos depois decolam os demais, e o que mais se aproximar da raposa ganha a prova", explicou Ricardo.
Balão passeia por Pancas, ES — Foto: Divulgação/Prefeitura de Pancas
À noite, o público vai poder acompanhar um show em que os balões vão ser iluminados seguindo o ritmo das músicas que serão tocadas.
Primeiro Festival de Balonismo vai acontecer entre os dias 10 a 13 de agosto em Pancas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Pancas
G1