Em Brasília desde segunda-feira, o prefeito Daniel Santana cumpriu várias agendas. Acompanhado do líder da Bancada Federal, deputado Da Vitória, e do secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, se reuniu com a equipe do Departamento da Rede de urgência e Emergência do Ministério da Saúde em Brasília para tratar da habilitação da UPA de São Mateus.
Uma das agendas também foi com o secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Felipe Proenço – no Ministério da Saúde, em Brasília – e pactuou a execução do Plano de Ampliação e Qualificação da APS em São Mateus. Foram discutidas as estratégias para a garantia de maior acesso à população aos serviços ofertados no SUS e o cuidado humanizado.
EXPANSÃO DAS EQUIPES DE ESF E HORÁRIO ESTENDIDO
Foi tratada a expansão das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em São Mateus, que passarão a funcionar em dois horários distintos utilizando o mesmo espaço com equipes diferentes.
Três Unidades de Saúde estenderão o horário de atendimento até as 22h, para proporcionar uma oferta maior de serviços à população e diminuir o tempo de espera nos atendimentos. Nas próximas semanas, os gestores municipais colocarão em prática as atividades necessárias para viabilizar as expansões no território.
CURSO DE MEDICINA EM SÃO MATEUS
O prefeito de São Mateus recebeu ainda do deputado Da Vitória a garantia de todos os esforços da Bancada Federal Capixaba para a implantação do Curso de Medicina no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).
Prefeitura de São Mateus