Destaque Santa Catarina

Com previsão de novos temporais, SC tem mais de 12 mil desabrigados após chuvas

Estado tem 135 municípios com registros de estragos. Duas pessoas morreram e 82 cidades decretaram situação de emergência.

Por Regional ES

11/10/2023 às 07:07:23 - Atualizado há
Bairro Canoas foi um dos mais afetados pela enchente em Rio do Sul ?- Foto: Rafael Dell Antonia/ @riodosuldoalto

Após a chuva histórica que atingiu Santa Catarina, o estado tem 12.289 pessoas desabrigadas, ou seja, que precisaram sair de suas casas e estão em abrigos. A informação, divulgada nesta terça-feira (10), é da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS).

Ao todo, 168 abrigos estão distribuídos em 67 cidades. Rio do Sul, Blumenau e Lontras, no Vale do Itajaí, foram algumas das cidades afetadas com mais abrigos.

As chuvas, que deram uma trégua nesta terça-feira, devem voltar ao estado com força na quarta-feira (11), segundo a Defesa Civil estadual. Há risco de temporais com granizo em todo o estado.

Segundo a prefeitura, a estimativa é que 4.087 residências tenham sido atingidas por alagamentos, e que cerca de 11,8 mil pessoas estejam desalojadas. Em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, há 10 abrigos; Blumenau tem nove; Lontras tem oito.

THOMAZINE

Santa Catarina já tem 135 municípios com estragos causados pela chuva, o que representa 46% do estado. Duas pessoas morreram, um bebê ficou ferido e 82 cidades decretaram situação de emergência.

Rio atinge 12 metros e cidade de SC amanhece com ruas inundas ruas e moradores ilhados; VÍDEO — Foto: Videomonitoramento/Reprodução

Rio atinge 12 metros e cidade de SC amanhece com ruas inundas ruas e moradores ilhados; VÍDEO — Foto: Videomonitoramento/Reprodução

Lages, na Serra de Santa Catarina, no sábado (7) — Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação

Lages, na Serra de Santa Catarina, no sábado (7) — Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação

Como ajudar?

Para garantir donativos e assegurar que a ajuda chegue a quem mais precisa, prefeituras e entidades civis se mobilizam para a arrecadação.

Os pontos de entrega e coleta foram disponibilizados nas redes sociais oficiais das prefeituras e também das entidades. Os pedidos são para alimentos não perecíveis, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal, ração para animais domésticos, água, leite e colchões. Confira lista de ações.

Fonte: G1
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES