Em uma iniciativa pioneira na microrregião, São Gabriel da Palha se destaca ao implantar o SERDIA – Serviço Especializado em Reabilitação para Pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. Essa ação, executada em parceria com a APAE local, é um projeto estadual com contrapartida municipal.
O principal objetivo do SERDIA é promover o diagnóstico e estímulo precoce para pacientes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa surgiu da observação da demora no diagnóstico desses pacientes, resultando em perda cognitiva e longas filas de espera na APAE para início das terapias.
O acesso ao SERDIA terá como porta de entrada a Unidade Básica de Saúde (UBS), que realizará uma pré-avaliação utilizando o M-Chat, disponível na caderneta de saúde da criança 2022. Se identificado risco para DI e TEA, o paciente será encaminhado ao SERDIA.
"O SERDIA é uma peça-chave para proporcionar diagnósticos precoces e terapias essenciais, impactando positivamente a vida daqueles que mais precisam. Estamos construindo um futuro mais inclusivo e saudável para todos os gabrielenses", ressalta o Prefeito Tiago Rocha.
SAÚDE EM DESTAQUE
A Atenção Primária em Saúde em São Gabriel da Palha recebeu um indicador impressionante de nota 9,69 em 10 pontos. Esse dado reflete o cuidado integral e holístico oferecido aos cidadãos, resultando na redução de internações e óbitos, elevando significativamente a qualidade de vida dos gabrielenses. São Gabriel da Palha mostra que é possível viver mais e melhor com uma abordagem inovadora e centrada no bem-estar de sua comunidade.
"Isso mostra que estamos cuidando bem da saúde da nossa comunidade, o que é muito importante. Queremos que todos vivam melhor, e essa conquista nos mostra que estamos no caminho certo", finalizou a Secretária Interina de Saúde, Marcella Rossoni.
SECOM - PMSGP