Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Espírito Santo

Mais de mil alunos de escolas públicas do ES vão poder fazer faculdade de graça

Edital do Programa Nossa Bolsa, do governo estadual, será lançado nesta quinta-feira (21). Bolsas integrais são para 54 cursos, distribuídos em 33 faculdades


Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Mais de mil estudantes de escolas públicas do Espírito Santo que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2019 a 2023 terão a oportunidade de ingressar em instituições particulares de graça.

Será lançado nesta quinta-feira (21) o edital do Nossa Bolsa, programa do governo do Estado que compra vagas para graduação, destinada a pessoas com baixa renda.


Serão, ao todo, 1.055 vagas em cursos de ensino superior, com bolsas integrais, em 54 cursos distribuídos em 33 instituições. As vagas estão espalhadas pelas instituições de todo o Espírito Santo. Somente na Grande Vitória, serão ofertadas 645.

Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, informou que, para esse edital, o número de vagas aumentou em relação ao ano passado, mas a ideia é aumentar ainda mais.
"Por exemplo, nós temos uma vaga para Medicina em 2024. É um curso difícil de manter. Mas queremos ampliar, para no próximo edital termos 10, 20 vagas para Medicina", disse.

Critérios para participar do programa:

- Ensino médio completo nas escolas públicas ou nos centros estaduais de escolas técnicas;
- Nota do Enem (alguma das edições entre 2019 e 2023), sendo a nota mínima 450 pontos para as provas objetivas e, pelo menos, 400 pontos na redação.
- Renda familiar bruta mensal per capita não superior a um salário-mínimo em 2024.

É necessário informar o CEP do endereço residencial para aferição de benefício por territorialidade e declarar se atende ao requisito de autodeclaração, como afrodescendente ou negro.

"Nós damos esse prazo entre o lançamento do edital e a abertura das inscrições para que os alunos se familiarizem. Às vezes, precisa correr atrás de um documento. Queremos que os alunos participem. Não há inovação sem academia, sem alunos", reforça o secretário.

O Programa Nossa Bolsa é realizado pela Fapes, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em instituições de ensino superior privadas no Espírito Santo sem condições de custear o estudo. O investimento total é de cerca de R$ 45 milhões em um prazo de cinco anos.

Folha Vitória

nossa-bolsa ensinosuperior bolsa-de-estudo governo-do-estado regionales

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!