A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) alertam sobre o aumento de casos envolvendo descontos desconhecidos nos benefícios de idosos, relacionados a empréstimos, descontos sindicais, associações e outras armadilhas financeiras.
LEIA TAMBÉM: Servidor de prefeitura no ES morre após ser prensado por trato
Este cenário tem impactado diretamente a vida dos idosos, muitas vezes deixando-os em situações financeiras precárias e desamparados. É fundamental que familiares, amigos e a sociedade em geral estejam atentos a essas práticas e se mobilizem para protegê -los.
Segundo o coordenador Executivo Municipal do Procon, muitos idosos, por desconhecimento ou fragilidade, tornam-se alvos fáceis de práticas fraudulentas. "Empresas inescrupulosas têm se aproveitado da falta de informação dos idosos, induzindo-os a contratos que resultam em descontos automáticos em seus benefícios, sejam eles previdenciários, assistenciais ou de saúde e por muitas vezes as pessoas informam que não se trata de empréstimo, e por esse motivo acabam, inocentemente, assinando", destaca.
LEIA TAMBÉM: Vacinação contra a dengue começa em fevereiro em 20 cidades do ES; veja a lista
Ele pontua ainda, que esses descontos em sua maioria têm taxas abusivas, associações duvidosas e valores sindicais indevidos, sendo estas algumas das armadilhas que têm prejudicado a estabilidade financeira dos idosos. "Muitas vezes, esses descontos passam despercebidos, já que eles podem ter dificuldade em compreender ou acompanhar suas finanças de maneira detalhada ou por serem descontos com valores pequenos", finaliza o gestor.
LEIA TAMBÉM: Sistema de Saúde em Jaguaré acumula resultados positivos
A prevenção é a chave para evitar que esse tipo de fraude ocorra. Famílias, amigos e a sociedade em geral devem se engajar na conscientização e proteção dos idosos, fornecendo informações claras sobre seus direitos e ajudando-os a identificar possíveis descontos indevidos.
Como ajudar os idosos a se protegerem?
- Educação Financeira: Promova a educação financeira entre os idosos, explicando claramente seus direitos e alertando sobre possíveis armadilhas.
- Monitoramento Regular: Incentive os idosos a monitorar regularmente seus extratos bancários, benefícios e documentos financeiros, identificando qualquer desconto desconhecido.
- Comunicação Aberta: Estabeleça uma comunicação aberta e franca com os idosos, para que se sintam à vontade para relatar qualquer situação suspeita.
- Apoio Jurídico: Em casos de descontos indevidos, busque apoio jurídico para contestar e reverter as cobranças injustas.
- Denúncia: Encoraje a denúncia de práticas fraudulentas às autoridades competentes, contribuindo para a punição dos responsáveis e a prevenção de futuros casos.
LEIA TAMBÉM: TEA: empresas poderão ter equipe especializada
Proteger nossos idosos contra descontos desconhecidos em seus benefícios requer uma ação coletiva. Ao conscientizar, educar e apoiar, cria-se uma rede de proteção que defende os direitos dos idosos e os mantém seguros contra práticas financeiras predatórias. É hora de agir, unindo esforços para garantir que nossos idosos desfrutem de uma fase de vida tranquila e digna.
Ascom | PMNV