TRABALHADOR

Preços do café oscilam e mantém produtor afastado do mercado

Por Regional ES em 19/02/2024 às 11:11:21

Foto: Reprodução

Em meio à instabilidade externa, os preços do café arábica continuam oscilando com força no mercado doméstico. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário somado ao recesso de carnaval afastaram produtores do spot nacional.

LEIA TAMBÉM: Inscrições para processo seletivo da Sedu começam nesta segunda; veja o edital

Além disso, boa parte dos vendedores se mostra com o fluxo de caixa equilibrado, sem pressa para escoar seus lotes a valores que não consideram satisfatórios. Quanto ao café robusta, embora também sujeito a oscilações, tem registrado predominantemente aumentos, conforme apontado pelo Cepea.

THOMAZINE

No setor avícola, a queda nos preços dos insumos está aumentando o poder de compra dos avicultores

Em relação às exportações, dados divulgados pelo Cecafé revelam que, em janeiro, foram embarcadas 3,96 milhões de sacas de 60 kg de café (arábica e robusta), uma queda de 4,4% em comparação a dezembro de 2023, mas um aumento significativo de 39% em relação a janeiro de 2023.

LEIA TAMBÉM: Bell Marques, Léo Santana e Raí Saia Rodada são confirmados para a festa de 61 anos, de São Gabriel da Palha! Gostou das atrações?

Por outro lado, a demanda em declínio e as escalas prolongadas estão pressionando os preços do boi gordo para baixo. Até o dia 14 de fevereiro, o Indicador CEPEA/B3 registrou uma queda de 3%. Os pesquisadores do Cepea observam que a demanda dos frigoríficos permanece relativamente baixa, resultando em escalas alongadas em todas as praças do estado de São Paulo.

CRICARE

Quanto ao número de animais abatidos em 2023, dados preliminares do IBGE confirmam uma oferta excedente em relação à demanda dos frigoríficos, resultando em uma redução nos preços ao longo do ano. Foram abatidas 33,9 milhões de cabeças (machos e fêmeas) em 2023, um aumento de 13,2% em comparação a 2022, aproximando-se do recorde de 34,4 milhões de animais abatidos em 2013.

No setor avícola, a queda nos preços dos insumos está aumentando o poder de compra dos avicultores. Embora o preço do frango vivo tenha desvalorizado no mercado interno, os avicultores paulistas estão experimentando um aumento no seu poder de compra em fevereiro.

Isso se deve principalmente à queda mais significativa nos preços dos principais insumos utilizados na produção avícola, como milho e farelo de soja. A diminuição na procura por animais para abate na primeira quinzena de fevereiro contribuiu para a queda no preço do frango vivo, refletindo uma redução nas vendas de carne.

LEIA TAMBÉM: Mulher aluga apartamento em Vila Velha e encontra corpo após locatária deixar imóvel

Por fim, no segmento de suínos, os preços da carne suína estão subindo mais rapidamente em comparação com as concorrentes, como a carne de frango e bovina, no atacado da Grande São Paulo, resultando em perda de competitividade. Este aumento é atribuído a uma oferta interna ligeiramente menor e uma demanda aquecida. Entretanto, os agentes do mercado já observam uma desaceleração nas vendas, o que pode exercer pressão sobre os preços nos próximos dias.

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
SIMONE

Comentários

CIDADE FM