Saúde

Vacinação contra dengue no ES começa em setembro

No primeiro momento, vacina será destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Calendário foi definido pelo Ministério da Saúde

Por Regional ES

21/02/2024 às 16:28:03 - Atualizado há
Foto: Takeda | Divulgação

A vacina contra a dengue só deve chegar ao Espírito Santo em setembro. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde do Estado, Miguel Duarte, durante uma coletiva de imprensa sobre as ações contra a dengue realizada na manhã desta quarta-feira (21).

LEIA TAMBÉM: Espírito Santo institui Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses

THOMAZINE

O secretário destacou que a vacina não deve ser encarada como solução. "A vacina vai estar disponível no Espírito Santo, conforme cronograma do Ministério da Saúde, a partir de setembro e, mesmo assim, para uma faixa restrita, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Não podemos contar, neste momento, com a vacina como item de combate à dengue", disse.

LEIA TAMBÉM: ES terá chuva forte e temporais pelo menos até sexta, diz Climatempo

O Espírito Santo decretou situação de emergência devido à alta no número de casos. Duas situações chamam a atenção e despertam a atenção dos órgãos de saúde.

"Temos situações atípicas em 2024. O primeiro ponto é que são dois anos seguidos de epidemia, isso não é normal. Normalmente, acontece em quatro anos. Segundo ponto, foi identificado a dengue tipo três em estado vizinhos", destacou o secretário.
CRICARE

O governo do Estado vai criar um Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses para centralizar as ações de combate à dengue. O objetivo é permitir ações mais ágeis contra a doença.

LEIA TAMBÉM: Grave acidente deixa dois mortos e três feridos na BR-101, em Alfredo Chaves

Durante um pronunciamento na manhã desta quarta-feira, o governador Renato Casagrande destacou que 80% dos focos do mosquito transmissor da doença são identificados em residências.

Já o secretário de Saúde destacou que, devido à situação delicada, é preciso um esforço de toda a população já que, neste momento, a ação mais importante é o controle dos focos do mosquito transmissor.

Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES