SaĂșde Vacina

Dengue: vacina para 58 mil crianças estará em 23 cidades do ES até sexta; veja lista

Anteriormente, a Secretaria de Estado da SaĂșde (Sesa) havia informado que o imunizante deveria chegar apenas no mĂȘs de setembro

Por Regional ES

22/02/2024 às 07:01:08 - Atualizado hĂĄ
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil

O EspĂ­rito Santo vai receber 58.530 doses da vacina contra a dengue nesta quinta-feira (22). Elas serão destinadas a crianças de 10 a 11 anos de 23 municĂ­pios capixabas, que compõem a Região Metropolitana de SaĂșde, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da SaĂșde (Sesa).

LEIA TAMBÉM: VÍDEOS | Veja momento em que barranco desmorona em Afonso ClĂĄudio

Os imunizantes serão enviados pelo Ministério da SaĂșde. O anĂșncio foi realizado por meio das redes sociais. Apesar disso, ainda não hĂĄ confirmação do horĂĄrio de chegada das doses.

THOMAZINE

Segundo o subsecretĂĄrio de Estado de Vigilância em SaĂșde, Orlei Cardoso, as doses devem ser distribuĂ­das aos municĂ­pios um dia após a chegada das vacinas ao Estado.

"Nosso planejamento é distribuir todas as doses até sexta-feira (23)", adiantou.

Durante a manhã desta quarta-feira, foi decretada a situação de emergĂȘncia no EspĂ­rito Santo devido à dengue. Até o momento, foram confirmados duas mortes relacionadas à dengue, enquanto outros 11 casos estão sob investigação.

CRICARE

De acordo com a Sesa, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) definiu a faixa etĂĄria estratégica para inĂ­cio da vacinação de 10 a 14 anos, porém o grupo foi reduzido para crianças de até 11 para poder aumentar o nĂșmero de cidades a receber a primeira remessa de vacinas, uma vez que o nĂșmero de doses ainda é limitado.

"Esta recomendação tem como objetivo ampliar o nĂșmero de municĂ­pios e o acesso da população-alvo a receberem a primeira dose no menor tempo possĂ­vel e diante do nĂșmero limitado de doses disponĂ­veis no momento. Ao todo, nesses 23 municĂ­pios, são 58.525 crianças de 10 e 11 anos", informou a Sesa.

Anteriormente, 20 municĂ­pios capixabas receberiam as primeiras doses, o nĂșmero aumentou para 23 com a inclusão de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.


Veja a lista completa de municĂ­pios que receberão as vacinas

Afonso ClĂĄudio
Aracruz
Brejetuba
Cariacica
Conceição do Castelo
Domingos Martins
Fundão
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Itaguaçu
Itarana
João Neiva
Laranja da Terra
Marechal Floriano
Santa Maria de JetibĂĄ
Santa Leopoldina
Santa Teresa
Serra
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória


Estado ocupa 6Âș lugar ranking nacional de incidĂȘncia

Segundo os indicadores, o EspĂ­rito Santo registra uma incidĂȘncia de 510,3 casos por 100 mil habitantes. Até o momento, 10.955 casos foram confirmados. Também jĂĄ foram confirmados duas mortes relacionadas à doença, enquanto outras 11 estão em investigação.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES