Anteriormente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) havia informado que o imunizante deveria chegar apenas no mês de setembro
O Espírito Santo vai receber 58.530 doses da vacina contra a dengue nesta quinta-feira (22). Elas serão destinadas a crianças de 10 a 11 anos de 23 municípios capixabas, que compõem a Região Metropolitana de Saúde, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da Saúde (Sesa).
LEIA TAMBÉM: VÍDEOS | Veja momento em que barranco desmorona em Afonso Cláudio
Os imunizantes serão enviados pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi realizado por meio das redes sociais. Apesar disso, ainda não há confirmação do horário de chegada das doses.
Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, as doses devem ser distribuídas aos municípios um dia após a chegada das vacinas ao Estado.
"Nosso planejamento é distribuir todas as doses até sexta-feira (23)", adiantou.
Durante a manhã desta quarta-feira, foi decretada a situação de emergência no Espírito Santo devido à dengue. Até o momento, foram confirmados duas mortes relacionadas à dengue, enquanto outros 11 casos estão sob investigação.
De acordo com a Sesa, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) definiu a faixa etária estratégica para início da vacinação de 10 a 14 anos, porém o grupo foi reduzido para crianças de até 11 para poder aumentar o número de cidades a receber a primeira remessa de vacinas, uma vez que o número de doses ainda é limitado.
"Esta recomendação tem como objetivo ampliar o número de municípios e o acesso da população-alvo a receberem a primeira dose no menor tempo possível e diante do número limitado de doses disponíveis no momento. Ao todo, nesses 23 municípios, são 58.525 crianças de 10 e 11 anos", informou a Sesa.
Anteriormente, 20 municípios capixabas receberiam as primeiras doses, o número aumentou para 23 com a inclusão de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.
Afonso Cláudio
Aracruz
Brejetuba
Cariacica
Conceição do Castelo
Domingos Martins
Fundão
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Itaguaçu
Itarana
João Neiva
Laranja da Terra
Marechal Floriano
Santa Maria de Jetibá
Santa Leopoldina
Santa Teresa
Serra
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória
Segundo os indicadores, o Espírito Santo registra uma incidência de 510,3 casos por 100 mil habitantes. Até o momento, 10.955 casos foram confirmados. Também já foram confirmados duas mortes relacionadas à doença, enquanto outras 11 estão em investigação.