TRABALHADOR

São Mateus em alerta geral contra a DENGUE

"AÇÕES PREVISTAS NO PLANO DE CONTINGÊNCIA ESTÃO ACONTECENDO DESDE SEGUNDA-FEIRA (19)" AFIRMA SECRETÁRIA DE SAÚDE

Por Regional ES em 23/02/2024 às 19:04:48

Foto: Reprodução

Desde o início desta semana a Prefeitura de São Mateus vem executando, através da Secretaria Municipal de Saúde, as ações previstas no nível 3 do Plano Municipal de Contingência contra Arboviroses (nível de alerta), com o objetivo de deter o avanço da dengue.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura oferta Curso de Mecânica Básica para mulheres em Jaguaré

Todos os agentes envolvidos na ação – Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Agentes de Combate às Endemias e demais órgãos – estiveram reunidos com a secretária de Saúde, Fernanda Encarnação, para repassar as tarefas e responsabilidades de cada setor, partindo para campo assim que foi concluída a reunião. "Nosso controle já aponta 510,3 casos para cada 100.000 habitantes, identificamos os sorotipos Denv 1 e Denv 2" – alertou Fernanda.

CRICARE

ESTADO DE EMERGÊNCIA

As ações de combate no Município, com aumento do uso do inseticida UBV (Ultra Baixo Volume), das rondas do fumacê e as inspeções residenciais efetuadas pelos Agentes Ambientais em busca de focos foram intensificadas.

LEIA TAMBÉM: Dengue: Menino de 6 anos tem morte confirmada em Sooretama

Mas o lixo acumulado em terrenos baldios e descartado indiscriminadamente, aliado a um certo relaxamento de parte da população em relação aos criadouros em quintais e áreas internas são apontados como os principais vilões, criando o ambiente propício para a proliferação do Aedes Aegypti.

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Na manhã desta quarta-feira (21) o governador Renato Casagrande realizou uma reunião com prefeitos e secretários de Saúde de todo o Estado, para tratar sobre a dengue: foi decretado Estado de Emergência devido ao alto risco de uma nova epidemia – já aconteceu em 2023 – no Espírito Santo.

THOMAZINE

AÇÕES COLETIVAS

Outras Secretarias, como a de Obras – responsável pela limpeza urbana –, a de Meio Ambiente, de Assistência Social e de Educação também terão atribuições no esforço que, segundo a Secretária de Saúde, "deve ser coletivo. Para maximizar os resultados, precisamos realizar mutirões para limpeza dos pontos críticos, ações de conscientização nos bairros onde há maior número de notificações e envolver os alunos da Rede Pública Municipal para serem multiplicadores dessa conscientização".

LEIA TAMBÉM: Empresário é morto a tiros dentro de caminhonete e irmão fica ferido em Colatina, no ES

Fernanda Encarnação assegura que os governos Federal e Estadual já acenaram com recursos adicionais para o Município aplicar em diferentes ações necessárias ao combate à doença.

VACINA

Em relação à vacinação contra a dengue, que já está acontecendo em outros Estados, segundo Fernanda, "estão chegando para o Espírito Santo menos de 60 mil doses do imunizante, destinadas a um grupo específico, já estabelecido pelo Ministério da Saúde".

LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Linhares recebe liberação para ter aviões de maior porte

"O Estado tem uma população projetada de cerca de 4,9 milhões de pessoas, são necessárias duas doses com intervalo de três meses. A melhor forma de impedir a curto prazo o avanço do número de casos é uma participação ativa da população para, se não eliminar, reduzir drasticamente os focos do mosquito" – conclui a secretária.

CUIDADOS PARA A PREVENÇÃO

- Elimine ou descarte adequadamente recipientes/depósitos inservíveis como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa e outros;


- Mantenha vedados caixas d"água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;


- Mantenha canaletas e calhas desobstruídas;


- Não deixe restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas;

LEIA TAMBÉM: Primeira criança é vacinada contra a dengue no ES: "Melhor picadinha que salva"

- Mantenha ralos e ladrões de caixas d"água protegidos com telas;


- Lave e escove bebedouros de animais, no mínimo uma vez por semana;


- Nos pratos aparadores de vasos de plantas, coloque areia grossa, de forma a não acumular água;


- Evite armazenar materiais que possam acumular água.

DISK DENGUE

(27) 99754-2162


Por Aguilar Alves


Fonte: Prefeitura de São Mateus

Comunicar erro
SIMONE

Comentários

CIDADE FM