Sa√ļde Unidade B√°sica de Sa√ļde

Estado dá início à vacinação contra a dengue na Região Metropolitana de Saúde

Por Regional ES

26/02/2024 às 11:42:57 - Atualizado h√°
Foto: Hélio Filho/Secom

A Unidade B√°sica de Saúde do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, foi o palco da ação de imunização contra a dengue. A ação realizada na manhã desta segunda-feira (26) teve a presença do governador Renato Casagrande e marcou o início simbólico da campanha de vacinação na Região Metropolitana de Saúde.

LEIA TAMBÉM: Motorista morre em grave acidente na BR-259, em Colatina

CRICARE

O Estado recebeu na última quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização de crianças de 10 e 11 anos em municípios elencados pelo Ministério da Saúde, seguindo definições técnicas do órgão federal. Foram 58.530 doses de vacinas distribuídas para 23 cidades que compõem a Região Metropolitana de Saúde – conforme Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da Saúde (Sesa). Nesses 23 municípios, são 58.525 crianças de 10 e 11 anos.

LEIA TAMBÉM: O sol vai continuar? Veja a previsão para o início da semana no ES

Os 23 municípios contemplados são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Cl√°udio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetib√°, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Itarana, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.

Durante a ação em Vila Velha, foram vacinadas as crianças: Thais Cecato, 11 anos; Miguel Pessanha, 10 anos; Maria Fernanda Araújo, 11 anos; Lara Rissi Coutinho 10 anos; Marianna Dias, 10 anos e; Kaysla Jasmim de Souza, 10 anos.

THOMAZINE

"Esse é um ato simbólico para que a gente possa incentivar os pais a preservar a vida dos seus filhos. Estamos fazendo esse chamamento para que os pais possam levar seus filhos de 10 e 11 anos a receber essa imunização contra os tipos 1 e 2 da dengue. Daqui a tr√™s meses ser√° aplicada a dose de reforço. Com a ajuda das prefeituras e de todos, vamos trabalhando ainda para eliminar os focos de mosquito, que é o vetor da doença", pontuou o governador.

LEIA TAMBÉM: Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Casagrande destacou o di√°logo com o Ministério da Saúde para a remessa de mais doses para contemplar também os adolescentes de 14 a 15 anos, que é a faixa et√°ria mais atingida pela doença. "Também estamos na expectativa que os laboratórios brasileiros possam começar a produzir essa vacina. Estamos com 34 mil notificações somente esta semana", alertou.

Maria Fernanda, agora vacinada, disse estar muito feliz com a vacina. "Eu tive dengue e foi muito ruim. Agora com a vacina vai ser melhor pra gente", contou.


"A vacinação contra a dengue é uma conquista importante para a saúde pública, porém, ela est√° apenas começando. Assim cada cidadão pode e deve colaborar no combate aos focos do mosquito, fazendo uma vistoria em suas casas toda semana. Precisamos unir forças para enfrentar essa epidemia", disse o secret√°rio de estado da Saúde, Miguel Duarte.

As vacinas destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente pelo Ministério da Saúde, considerando o intervalo recomendado de tr√™s meses para completar o esquema vacinal.

LEIA TAMBÉM: 2¬ļ AgroDelas – Encontro de Mulheres Produtoras de Jaguaré

Estiveram presentes na ação, o vice-governador e secret√°rio de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo; o deputado estadual Dr. Bruno Resende; e o superintendente Estadual de Saúde do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Dados

Desde o início do ano, o Estado registra 38.580 casos notificados de dengue, 14.993 confirmados e 2 óbitos, com 11 óbitos em investigação. Cinco municípios iniciaram a vacinação no último s√°bado (24): Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Itaguaçu. J√° foram aplicadas 2.220 doses da vacina.

Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES