Mobilização é nacional e acontece no próximo sábado (2). Nísia Trindade virá ao estado e participa de ação no município da Serra
No próximo sábado (2), acontece em todo o país o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, com o tema '10 minutos contra a dengue'.
LEIA TAMBÉM: "Vamos cumprir a ordem do Judiciário", diz Ricas sobre pedido de transferência de Assumção
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de colaborar com o controle da doença e combate ao mosquito Aedes aegypti. Ambos estão entre os grandes desafios da saúde pública de estados e municípios.
Para a mobilização, o Espírito Santo, estado referência para a ação, contará com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participará da campanha no município da Serra. Nesta quarta-feira (28), em uma publicação no X, antigo Twitter, o governador Renato Casagrande falou sobre a visita da ministra.
"A dengue é uma doença que olhamos muito em duas dimensões: a prevenção e o cuidado. Elas continuam sendo importantes e o Dia D vai reforçar isso, sobre o controle dos focos e o cuidado que envolve todos os poderes, além da responsabilidade das cidadãs e cidadãos (no combate à dengue)", reforçou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Até esta quarta, segundo a secretaria estadual de Saúde (Sesa-ES), foram notificados 45.186 casos de dengue e duas mortes confirmados. Outros 17 seguem em investigação.
Na última sexta-feira (23), as 23 cidades capixabas contemplas pelo MS com a vacina contra a dengue pelo SUS deram início à imunização. O público alvo, neste primeiro momento, são crianças e adolescentes de 10 e 11 anos.
O governador Renato Casagrande decretou, na semana passada, situação de emergência no Espírito Santo por causa da dengue. Na ocasião, Casagrande informou a instalação de um centro de comando para o acompanhamento dos casos e desenvolvimento de ações estratégicas de combate à doença.
O Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses será centralizado no combate à doença. Durante seu pronunciamento, Casagrande destacou que 80% dos focos do mosquito transmissor da doença são identificados dentro das residências.
No estado, os sorotipos 1 e 2 estão em circulação, enquanto os tipos 3 e 4 foram identificados nos estados vizinhos, aumentando a probabilidade de entrada no estado.
Conjunto de ações de combate ao mosquito
Uma série de ações foram propostas pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Outros pontos destacados foram:
* Cuidado para a eliminação dos focos;
* Instruções sobre sinais de alarme;
* A importância da hidratação.
"Estamos comprometidos com o enfrentamento a essa epidemia para preservar a vida. No próximo sábado (02), Dia D, estaremos juntos incentivando as ações municipais de vacinação e de combate na eliminação dos focos do mosquito. Os cuidados devem ser de todos, pois 80% dos focos estão nas residências. A dengue é uma ameaça e pode ser fatal. Precisamos unir forças!", ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, que esteve presente na reunião com a ministra.
3. Descarte embalagens;
4. Mantenha as caixas d'água tampadas;
5. Use repelentes;
6. Se possível, coloque telas em janelas, portas;
7. Mantenha a maior parte do corpo coberta.
8. Mantenha os quintas sempre varridos;