Sa√ļde Esp√≠rito Santo

Dengue: painel público traz dados de mortes, casos e notificações no ES

Dados apresentados no Painel poderão auxiliar no maior cuidado da população quanto ao controle do vetor e tamb√©m relacionado à própria sa√ļde

Por Regional ES

03/04/2024 às 08:59:00 - Atualizado h√°
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Manter a população informada sobre os números da dengue no Espírito Santo, com dados gerais do estado, por municípios e bairros, além de promover a conscientização e a necessidade de fortalecimento dos cuidados para o controle do vetor da doença, no caso, o mosquito Aedes aegypti.

LEIA TAMBÉM: Qualidade de vida: Jaguaré amplia pavimentação em diversas ruas e comunidades

É com esses objetivos que surge o novo Painel de Monitoramento da Dengue no Espírito Santo.

THOMAZINE

Disponível no site Mosquito, da Sesa, na aba "Painel de Monitoramento da dengue", ser√° atualizado diariamente, quatro vezes ao dia.

Na opção "evolução dos casos", pode-se comparar o número de casos confirmados por semanas epidemiológicas nos últimos tr√™s anos.

CRICARE

Mapa do Espírito Santo mudar√° de cor conforme o número de casos

Na aba de "casos confirmados", o mapa do estado muda de tonalidade, passando do laranja-claro (baixa incid√™ncia), ao laranja mais escuro (média incid√™ncia), até chegar ao marrom (alta incid√™ncia), de acordo com o número de casos do município, levando em consideração a incid√™ncia de casos confirmados nos últimos 28 dias.

LEIA TAMBÉM: Estado adota esquema de dose única da vacina HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos

Segundo o subsecret√°rio de Estado de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde, Orlei Cardoso, os dados apresentados no Painel poderão auxiliar no maior cuidado da população quanto ao controle do vetor e também relacionado à própria saúde.



"Uma vez que a disponibilidade de dados por municípios e também por bairros, poderão trazer à população uma dimensão melhor do cen√°rio do mosquito em sua região. Sabendo que est√° em uma √°rea de alta incid√™ncia e com muitos casos confirmados, o objetivo é conscientizar e fortalecer a mensagem à população para que intensifique o controle do vetor, com limpezas para acabar com os criadouros em suas resid√™ncias, e como consequ√™ncia reduzir o número de casos da doença", informou.

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado lança 7.000 vagas no CNH Social 2024

Foto: Divulgação/Sesa-ES

O painel é alimentado pelo Sistema de Informação em Saúde, o e-SUS Vigilância em Saúde (VS), por meio de dados lançados pelos serviços de saúde e pelas vigilâncias municipais na notificação e confirmação de casos de dengue desde 2022.


O Painel da Dengue foi lançado nesta terça-feira (2), pelo Governo do Estado, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Arboviroses, composto pela Secretaria da Saúde (Sesa), pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) e pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES