Saúde Espirito Santo

Mais Médicos: 19 municípios do ES devem receber 36 profissionais do programa

Segundo a secretaria de estado da Saúde, a previsão é que os médicos tenham chegado ao estado até a próxima sexta-feira (12)

Por Regional ES

10/04/2024 às 12:47:42 - Atualizado há
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Até a próxima sexta-feira (12), 19 municípios do Espírito Santo poderão receber 36 médicos do Programa Federal Mais Médicos. A informação foi confirmada pela secretaria de estado da Saúde (Sesa-ES) na noite desta terça-feira (9). A ação é uma parceria dos municípios com a União.

LEIA TAMBÉM: Eleitor tem menos de um mês para regularizar título e votar em outubro

THOMAZINE

Segundo o Ministério da Saúde, em todo o Brasil, mais de 1,5 mil médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior já deram início ao primeiro módulo de acolhimento do programa em 2024. Os profissionais vão atuar em 624 cidades. Outros 24.770 médicos já estão em atividade no país.

Confira a lista dos municípios contemplados com o programa

- Guaçuí (1);
- Vitória (10);
- Linhares (1);
- Conceição da Barra (1);
- Vila Velha (7);
- Muqui (1);
- Serra (2);
- Cariacica (2);
- Castelo (1);
- Pedro Canário (1);

CRICARE
- Ibitirama (1);
- Sooretama (1);
- São José do Calçado (1);
- Apiacá (1);
- Atílio Viváqua (1);
- Colatina (1);
- Muniz Freire (1);
- Laranja da Terra (1);
- Alegre (1).

Mais de 28 mil vagas preenchidas em 2023

No ano passado o programa Mais Médicos bateu o recorde com 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional. Ainda de acordo com o MS, 86 milhões de brasileiros foram beneficiados com o atendimento.

O programa chegou também a 100% dos 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIs) representando um avanço importante m meio a falta de assistência que essa população enfrentou nos últimos anos.

Atendimento voltado para a população em vulnerabilidade

A partir de 2024 e pela primeira vez, o programa abriu processo seletivo voltado ao atendimento de pessoas privadas de liberdade ou em situação de rua, ou seja, população em vulnerabilidade.

Módulo de Acolhimento e Avaliação

Os médicos participantes do programa participam de um treinamento, o chamado MAAv (Módulo de Acolhimento e Avaliação). A carga horária mínima é de 160 horas para os médicos formados em instituição de educação superior estrangeira.

São aulas de legislação, atribuições e funcionamento do SUS, ações de escopo da Atenção Primária à Saúde, protocolos clínicos de atendimentos definidos pelo ministério e Código de Ética Médica, além de outros protocolos.

*Com informações do Ministério da Saúde e do Programa Mais Médicos

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES