Por causa do preço alto do azeite de oliva, os consumidores andam assustados no Espírito Santo. E tem supermercado colocando até lacre antifurto para impedir o furto do produto, assim como acontece em artigos de luxo. Nos últimos meses, o valor do produto subiu 53,48%, sendo o maior desde 2020.
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A medida de segurança foi adotada por um atacado em Vitória. Estabelecimentos em outros estados também adotaram o lacre na mercadoria. A mercadoria, que antes podia ser visto com mais frequência nos carrinhos de compras, agora estão "sobrando" nas prateleiras.
O consumidor Moisés Joaquim já sentiu a diferença no bolso ao comprar azeite. "Nós usávamos bastante azeite em casa, principalmente minha esposa, que fazia torta capixaba. Mas o preço está mais salgado do que o bacalhau. Vamos ter que usar menos agora", disse.
Moisés Joaquim e a esposa decidiram diminuir o consumo de azeite devido ao preço do produto, que é vendido com lacre antifurto em supermercado de Vitória, Espírito Santo — Foto: Eduarda Lisboa/Rede Gazeta
Somente em março, o preço do azeite subiu 2,36%. No acumulado do ano, o valor do produto chegou a aumentar 12,21%. No mesmo período de 2023, a variação foi de 0,2%, segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na internet, várias pessoas perceberam que o azeite está mais caro e, por isso, está sendo vendido com lacre.
O azeite tá tão caro que meteram lacre de segurança pic.twitter.com/aCJT2xl44F
— Santos (@JVS4ntos) January 19, 2024
"O Brasil importa o azeite da Europa e, devido a problemas climáticos, houve uma oferta menor. Então, como o volume de exportação europeia diminuiu, o produto ficou ainda mais caro no mundo inteiro", destacou Braz, que também é coordenador dos Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre).
Tem lacre de segurança no AZEITE pic.twitter.com/rgCDbUviVn
— é mussyr (@sariripi) March 28, 2024
G1